Publicidade

lazerecultura

Kanemo Cineclube exibe clássico infantil em Serra Negra

Filme francês "A Guerra dos Botões" pode ser visto às 19h na Casa da Cultura; obra foi escolhida em comemoração ao Dia das Crianças

| ACidade ON - Circuito das Águas -

Longa "A Guerra dos Botões" é exibido neste sábado em Serra Negra (Foto: Divulgação/Kanemo Cineclube)
O Kanemo Cineclube de Serra Negra exibe neste sábado (9) o filme francês "A Guerra dos Botões". A produção de 1962, dirigida por Yves Robert, bateu recorde de bilheteria na França e se tornou uma das obras sobre a infância mais celebradas na história do cinema.

As sessão é gratuita e começa às 19 horas, na Casa da Cultura e Cidadania "Dalmo de Abreu Dallari", na Rua Eliseu Franco de Godoy, 57, no centro. De acordo com os organizadores, o filme de temática infanto-juvenil foi selecionado para exibição ao público em comemoração ao Dia das Crianças, celebrado oficialmente na terça-feira (12).

A "Guerra dos Botões" traz um texto clássico da literatura infantil francesa e foi adaptado para o cinema por diversas vezes. O filme é baseado no livro escrito por Louis Pergaud, em 1912. 

SOBRE O FILME 
 

 Imagem de divulgação do filme de 1962, considerado um clássico do cinema francês (Foto: Divulgação/ Kanemo)
O longa se passa na França rural e os personagens estão inseridos em um contexto de retorno às aulas. Os estudantes de Longeverne, liderados por Lebrac, declaram guerra aos de Velrans, garotos rivais que residem no vilarejo vizinho.  

Numa dessas batalhas, Lebrac tem a ideia de arrancar todos os botões e confiscar os cintos dos prisioneiros para que sejam castigados pelos pais.

Embora apreciado por exaltar valores universais, como a coragem e a lealdade, o filme pode também traz à tona os perigos da guerra, já que mostra que até as crianças se envolvem facilmente em disputas agressivas.  

(Por Rebeca Freitas com supervisão de Ivan Lopes)


Mais notícias


Publicidade