Publicidade

lazerecultura

Corporação Musical Santana faz ensaio aberto em Pedreira

Grupo conta com 35 músicos regidos pelo maestro Antônio Carlos de Oliveira; nesta segunda-feira, às 19h30, o repertório inclui valsas, boleros e dobrados

| ACidade ON - Circuito das Águas -

Corporação Musical Santana (Foto: Reprodução/Facebook)
 A Corporação Musical Santana faz nesta segunda-feira (22), às 19h30, um ensaio aberto em frente a Matriz Sant'Ana, em Pedreira. Atualmente a instituição conta com 35 músicos e apresenta um repertório com valsas, boleros e dobrados. A regência é feita pelo maestro Antônio Carlos de Oliveira.


A associação foi fundada em 1893. Nesse ano, José Theodoro Alvarenga teve a ideia de reunir alguns instrumentistas e formar uma banda, que deu início à corporação. Ao longo dos 128 anos, passaram pela Santana 11 maestros que deixaram um legado de músicas autorais.

Uma história e seu maestro

Uma das histórias mais curiosas da longa trajetória da corporação foi a do maestro José Soares, o seo Zé. Ele foi pedreiro e se mudou para Pedreira para participar da construção do ginásio "Humberto Piva", por volta de 1964.

O maestro chegou de Monte Alegre do Sul, onde regia a Corporação Santa Cecília. Então, uniu o útil ao agradável e passou a se dedicar à Santana. Músico autodidata, José Soares deixou um acervo volumoso autoral para as futuras gerações. Quando não pode mais reger, o músico Miguel Fabril assumiu a função.


Mais notícias


Publicidade