Aguarde...

Esse ano votaremos nos

Eleições

Saiba como justificar o voto no dia e depois da eleição

Presença nas urnas é obrigatório e a não justificativa pode ocasionar a suspensão de diversos direitos civis

| ACidade ON - Circuito das Águas

Veja na matéria como justificar a ausência de voto (Foto: Marcelo Casall/Agência Brasil)
Como o voto é obrigatório no país, todo eleitor que não comparecer a sua zona eleitoral no dia da eleição está igualmente obrigado a justificar a ausência, sob pena de ter suspensos diversos de seus direitos civis caso não regularize sua situação na Justiça Eleitoral.

O primeiro turno das eleições municipais está marcado para 15 de novembro. O segundo turno, onde houver, ocorrerá em 29 de novembro. O horário de votação é sempre das 7h às 17h, no horário local.  
 
Posso justificar meu voto no dia da eleição?  

Sim, somente se estiver fora do domicílio eleitoral. A justificativa será por georreferenciamento e feita preferencialmente pelo aplicativo e-Título, evitando comparecer presencialmente a um local de votação por conta da pandemia.  

A funcionalidade no app estará disponível mais perto da eleição. Excepcionalmente, quem não tiver acesso a smartphone, poderá justificar em qualquer local de votação.  

Como posso justificar a ausência após cada turno de votação?
 
No prazo de 60 dias após cada turno, é possível justificar comprovando o motivo da ausência, com atestado médico e bilhete de viagem, por exemplo. Há três possibilidades: presencialmente em um cartório eleitoral, pelo aplicativo e-Título ou pela internet no Sistema Justifica - o site só funcionará após a eleição.  

Em todos os casos é preciso apresentar/enviar os documentos pessoais e os comprobatórios

Mais do ACidade ON