Aguarde...

Esse ano votaremos nos

Eleições

Circuito das Águas: Veja como justificar o voto no 2º turno

Cartórios eleitorais das nove cidades da região estarão fechados no domingo; ferramentas digitais são as opções

| ACidade ON - Circuito das Águas

App deve ser baixado até este sábado, conforme notificou o TSE (Foto: TSE)

Os cartórios eleitorais do Circuito das Águas Paulista estarão fechados no domingo (29), dia em que acontece o 2º turno das eleições municipais no Brasil. A medida atende à resolução publicada do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  

Os eleitores que atualmente moram ou estejam em trânsito pelas nove cidades da região e que tenham a obrigatoriedade de justificar o voto terão como opções exclusivamente o aplicativo e-título ou o Sistema Justifica no site da Justiça Eleitoral. O prazo final é de 60 dias após o pleito.  

E-TÍTULO ATÉ O SÁBADO  

O aplicativo e-Título poderá ser baixado somente até as 23h59 deste sábado (28), conforme informou o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A ferramenta digital substitui o título eleitoral de papel, além de oferecer uma série de serviços.  

A limitação do prazo foi implementada para evitar falhas e problemas de lentidão por sobrecarregamento dos servidores que administram o app como ocorreu no primeiro turno.  

Na ocasião, o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, disse que a instabilidade se devia aos downloads e cadastros de última hora, que sobrecarregaram o sistema. Segundo dados da Justiça Eleitoral, até o primeiro turno o e-Título havia sido baixado cerca de 16 milhões de vezes.   

O aplicativo está disponível para as plataformas iOS (clique aqui para baixar) e para as plataformas Android (clique aqui para baixar). 

SERVIÇOS

O e-Título pode servir como documento oficial de identificação para o eleitor que já tenha feito o cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral. A ferramenta permite  justificar ausência às urnas no dia da votação, caso se encontre fora de seu domicílio eleitoral.  

Nesses casos, o aplicativo se vale do georreferenciamento presente nos celulares. Com a medida, a Justiça Eleitoral quer dispensar o eleitor de realizar o procedimento presencialmente.  

Quem não puder votar neste domingo tem até 60 dias para justificar. 

*com informações da Agência Brasil

Mais do ACidade ON