Aguarde...

Esse ano votaremos nos

Eleições

Eleitor ausente no 1º turno pode votar do 2º ou justificar duas vezes

Segundo explicação do Tribunal Superior Eleitoral cada etapa é considerada como uma eleição independente

| ACidade ON - Circuito das Águas

Eleitor pode votar no 2º turno independente da ausência no 1º turno (Foto: Antônio Augusto/Ascom/TSE)
Os eleitores que não participaram do primeiro turno das eleições municipais deste ano poderão votar normalmente no segundo turno, que será realizado neste domingo (29) em 16 cidades paulistas. Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), cada turno é considerado como uma eleição independente.  

Ou seja, a falta no primeiro turno não impede a pessoa de ir às urnas no segundo turno. E se a pessoa não comparecer em nenhum dos dois turnos, terá de justificar duas vezes. Inclusive, os eleitores das cidades onde houver segundo turno e não votaram em nenhuma das duas oportunidades terão de justificar as duas ausências. Se as justificativas não forem feitas, será necessário pagar duas vezes a multa pela abstenção - no valor de R$ 3,51 cada.  

As justificativas podem ser apresentadas até 60 dias depois de cada turno. O procedimento pode ser feito pela internet, por meio do site do TSE ou pelo celular, por meio do aplicativo e-Título, que pode ser baixado gratuitamente para os sistemas operacionais Android e iOS. Entretanto, o TSE alertou que o download do e-Título só poderá ser feito até as 23h59 deste sábado (28). (Com Informações da Folhapress)

Mais do ACidade ON