- Publicidade -
colunistasUm vírus chamado desconto hiperbólico

Um vírus chamado desconto hiperbólico

Quer viajar, ir para fora do país ou fazer um curso que vai te qualificar para o mercado, mas não está conseguindo pois não sobra recurso no final do mês?
 

- Publicidade -
Helen Vogt, líder de Previdência na Blue3 (Foto: Divulgação)
Helen Vogt, líder de Previdência na Blue3 (Foto: Divulgação)

O consumo consciente é uma construção diária e exige muita disciplina, não é mesmo? E se você tem o objetivo de guardar dinheiro e não está conseguindo, fique por aí que este texto é feito especialmente para você. 
Quer viajar, ter uma experiência diferente, ir para fora do país ou fazer um curso que vai te qualificar para o mercado, mas não está conseguindo pois não sobra recurso no final do mês?

E você já ouviu falar sobre desconto hiperbólico? Já fiz um conteúdo aqui sobre como as emoções afetam o investidor e como esse tipo de viés cognitivo afeta diretamente nossas decisões de consumo.  

- Publicidade -

 

O sintoma deste “vírus” chamado desconto hiperbólico é valorizar mais o presente em detrimento do futuro. No futuro, nem sei o que vai acontecer, posso não estar mais aqui nesse mundo amanhã. Essa frase é típica de quem está sendo guiado pelo desconto hiperbólico, cuidado para não ser infectado por ele.

 

Esse “vírus” é tão poderoso que faz a gente comprar um carro e pagar por dois ou três, de tantos juros pagos nas prestações. Faz com que a nossa compra seja de dois pares de sapato, mesmo precisando de apenas um, ou pior, compramos mesmo sem precisar deles, mas estavam na promoção e vou pagar em várias vezes. Cada vez que você faz um consumo impulsivo, se distância de alcançar os seus objetivos maiores. Faça uma lista que contenha três objetivos grandes que você tem na vida, três médios e liste vários pequenos objetivos que são necessários mesmo para você. Pronto agora quando você ver uma propaganda, promoção ou oportunidade, pode comprar, mas só se estiver nesta lista.  

Quando temos um mapa para seguir fica muito mais fácil, quem sabe onde quer chegar, chega mais rápido. Então, use esta lista para te guiar, o que realmente importa para você é o que você deve consumir.  

- Publicidade -

 

Elimine da sua vida alguns hábitos que não são benéficos, comece a perceber hábitos de consumo se estão alinhados com a sua lista de objetivos. Uma amiga percebeu que sempre que viajava, sentia a obrigação de levar um presente para sua filha, é o tipo do hábito que aliviava a culpa de deixa-la em casa e ficar longe por uns dias, este presente trazia uma alegria e uma falsa sensação de que supria a sua falta. Ou, quando entra o salário vem logo aquele pensamento: eu trabalho tanto mereço me presentear.  

Poderia dar vários outros exemplos, todos temos ou vamos adquirindo esses hábitos, sem nem perceber. Precisamos ficar sempre atentos e desligar o piloto automático para não cair na tentação do consumo impulsivo.

 

Como combater nossos instintos? A lista de objetivos é um bom começo, depois vem a disciplina de se perceber no dia a dia, muitos anotam todos os gastos, outros não conseguem fazer isso, o importante é entender o que vai funcionar para você e o que vai te impulsionar a chegar mais perto dos seus objetivos, não use a palavra sonho, porque sonhos parecem distante e podem não acontecer, objetivos trazem um compromisso de realizar.  

O consumo é sempre uma escolha e, quando consumimos algo, abrimos mão de outras coisas, podemos estar abrindo mão do que queremos realmente e trocando pelo que não importa tanto assim para nós.  

 

Viver um degrau mais alto do que o padrão que deveríamos, utilizando o limite do cartão de crédito ou fazendo empréstimos, é um dos efeitos do desconto hiperbólico, esteja no controle eliminando os custos e juros que são muito altos, a atitude de valorizar o presente e o pensamento de que o futuro importa menos do que o agora, poderá te impossibilitar de conquistar o que realmente importa para você e de ter uma vida tranquila no futuro. 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -
plugins premium WordPress