Aguarde...
ConfraBusiness

CONFRABUSINESS

Day One! A transformação da liderança na Pandemia

André Oliveira Account and Distribution Center Director at DHL Supply Chain Portugal

| Confrabusiness

Quando precisamos liderar, inconscientemente buscamos em nossa fonte de lembranças as experiências vividas, lições aprendidas e decisões tomadas que geraram bons resultados. Mas e quando você se depara com uma Pandemia? Como liderar diante disso? 

 


Sempre que nos remetemos as avaliações de nosso estilo de Liderança, tendenciamos por olhar para situações em que nossa liderança se fez presente, e na maioria das vezes acabamos sempre usando exemplos de situações que já ocorreram. E isso, de certo modo pode facilitar a tomada de decisão, pois as experiências vividas tanto na gestão de liderança, quanto na vida, acabam deixando um rastro, que pode ser revisitado para pesquisas, para relembrar lições aprendidas e também se torna uma fonte de opções para futuras escolhas. 

Agora, e quando você se depara com uma Pandemia? Como liderar diante disso? 


Inconscientemente buscamos em nossa fonte de experiências vividas e procuramos por lições aprendidas, decisões tomadas, etc que possam nos ajudar na aplicabilidade da liderança neste novo cenário. Mas, o problema é que parece que nada do que vivemos foi suficiente para servir de base para algo tão repentino e grande. 

Nesse momento, seria como partir do princípio de que você vai abrir uma caixa para buscar uma ferramenta que vai ser a solução e não encontrará nada, logo, você já tem toda a matéria-prima para ter o seu "Day One". 

O termo "Day One", representa o espírito de start up, aquele momento único em que você inicia algo novo e que a cada novo dia, pode ser renovado.  

Com toda esta contextualização, podemos olhar agora para uma nova opção a ser aplicada na gestão da liderança durante a Pandemia, através do conceito "Day One", e isso exigirá de cada líder não só buscar experiências passadas, mas também olhar para o futuro através de uma nova perspectiva, com visão estratégica para garantir que as ações imediatas sustentem o desenvolvimento dos novos planos de ações. 

O "Day One" pode não ser um estilo de liderança, mas seguramente pode auxiliar no fortalecimento do seu estilo de liderança de modo que a cada dia você vai se reinventar para levar aos seus liderados o melhor que possa existir não só para atingir os objetivos da Empresa, mas também para cuidar e desenvolver ainda mais sua equipe. 

Nós lideramos não somente uma equipe, mas também somos líderes de nós mesmos, através de nossas atitudes, comportamentos, exemplos, pois líderes são aqueles que inspiram suas equipes e despertam nelas a vontade de fazer. 

Não podemos liderar somente o dia-a-dia, temos que liderar o amanhã. E faça de cada amanhã um novo "Day One".

Mais do ACidade ON