Publicidade

Conteúdo de Marca

Criatividade e flexibilidade são o caminho para empreender

Desenvolve SP lista as principais competências para se destacar em um cenário em constante mudanças. Confira!

|

                     Novas habilidades são demandadas cada vez mais dos empreendedores. Foto: iStock Photos
Iniciativa, visão estratégica, capacidade de liderança e capacitação constante são algumas das competências de um bom empreendedor. A pandemia e suas incertezas exigem ainda mais do empresário, que precisa manter-se em movimento e flexível para entender e atender às novas demandas do mercado e de clientes.   

É o caso de Abel Simões Ferreira, proprietário da Panificadora Recreio do Okinawa, em Paulínia. "Com a chegada da pandemia e a necessidade das medidas sanitárias, precisamos parar nosso atendimento presencial e reinventar nosso modelo de negócio", afirma. "Para continuarmos gerando receita, intensificamos nosso serviço de entregas, e hoje já atendemos mais de seis mil clientes pelo WhatsApp". 

Dessa forma, criatividade e resiliência devem ser palavras-chaves no dia a dia dos empreendedores e empresários daqui para frente. E, apesar de essas serem características muito exaltadas no mundo empresarial como fator de sucesso nos negócios, nem sempre elas estão associadas ao capital financeiro ou tecnologia.  

Buscar formas alternativas de manter-se próximo dos seus clientes tem surtido bastante efeito. Estão em alta a implantação do atendimento virtual, criação ou ampliação de serviço de "delivery", sistema de "drive-thru" e até mesmo a geração de conteúdo relevante nas mais diversas plataformas e redes sociais que seu público consome. O comportamento do empreendedor deve ir além de soluções tecnológicas.  

Estar mais próximo do cliente permite conhecer seus desafios e até mesmo criar novos serviços inspirados neste contato constante. Em um momento de incertezas, é algo que se faz essencial. Mas essas são apenas algumas das muitas estratégias que as empresas podem adotar. Alguns diferenciais do empreendedor estão ligados ao seu comportamento e posicionamento, que podem ser assumidos com uma mudança de mindset.  

Resiliência: é a capacidade do empreendedor de se adaptar diante de situações difíceis e continuar insistindo.

Flexibilidade: é a necessidade de se adaptar, de desapagar de um modelo de negócios e se transformar, criando novos modelos.

Colaboração: a união de empresários que podem se ajudar faz toda a diferença para superar uma crise. O Desenvolve SP apoia a colaboração.

Olhar digital: os consumidores estão procurando cada vez mais os canais digitais para se relacionar com as empresas e fazer suas compras e os empresários devem ficar atentos a este comportamento.
 
O empreendedorismo inovador tem a ver com a capacidade não apenas de gerenciar o negócio, mas de garantir que ele não permaneça sempre o mesmo. É graças à inovação, ao conhecimento das tendências do mercado e à atuação em busca da diferenciação que ele é colocado em prática.

Isso gera melhores resultados para a empresa, inclusive em médio prazo, e também serve para acompanhar as necessidades do público-alvo. Agir levando em consideração esses elementos, portanto, favorece o sucesso do empreendimento.

"O Desenvolve SP investe em projetos inovadores e sustentáveis porque acreditamos que este é o caminho para o futuro e para que empresas e cidades sigam se desenvolvendo e gerando oportunidades de renda, emprego e qualidade de vida para a população", destaca o Presidente do Desenvolve SP, Nelson de Souza. 

Confira mais dicas e cases de sucesso no site Desenvolve SP.  

Sobre o Desenvolve SP

O Desenvolve SP O Banco do Empreendedor é a instituição financeira do Governo do Estado de São Paulo que ampara o desenvolvimento de micro, pequenas e médias empresas e de municípios paulistas. Por meio de programas e linhas de crédito com condições excepcionais, financia o crescimento sustentável de negócios e projetos inovadores que melhoram a qualidade de vida da população e impulsionam a economia e a geração de emprego e renda no Estado. Acesse: www.desenvolvesp.com.br .

Publicidade