Publicidade

Conteúdo de Marca

Como inserir a tecnologia no seu negócio?

O uso de ferramentas tecnológicas está cada vez mais relevante nos negócios. Confira qual adotar!

|


Tecnologia: uma necessidade e um diferencial competitivo nas empresas. Foto: iStock Photos
A tecnologia se tornou essencial para os negócios, sendo vista atualmente como uma necessidade para o desenvolvimento empresarial, já que por meio de elementos tecnológicos é possível reduzir custos, otimizar processos internos e aumentar a produtividade.   

Durante a pandemia do coronavírus, as medidas sanitárias e de distanciamento social fizeram com que muitas empresas precisassem adotar novas tecnologias como forma de manter suas atividades. É o caso da Panificadora Recreio do Okinawa, localizada na região de Paulínia.  

Com a chegada da pandemia, precisamos parar nosso atendimento presencial", conta o proprietário do estabelecimento, Abel Simões Ferreira. "Para continuarmos gerando receita, intensificamos nosso serviço de entregas, e hoje atendemos mais de seis mil clientes pelo WhatsApp", afirma. 

Algumas ferramentas, como softwares de gestão e aplicativos, são consideradas primordiais e também, dependendo do software, um diferencial competitivo para empresas de todos os portes.  

"Acreditamos na tecnologia como um caminho para o futuro", destaca o Presidente do Desenvolve SP, Nelson de Souza. "Unindo inovação, tecnologia e sustentabilidade, empresas podem chegar mais longe, gerando desenvolvimento e oportunidades". 

Ao investir, criam-se novas formas de organização e acesso aos dados empresariais, o que pode fortalecer as estratégias do gestor e melhorar a eficiência nos campos administrativo, operacional e comercial.

Por isso, preparamos uma lista com as várias maneiras pelas quais a tecnologia pode auxiliar na organização, controle e planejamento das mais diversas áreas e setores de sua empresa. Confira a seguir!

1. Usando ferramentas ou aplicativos

Seja para fazer conferências, organizar projetos, se comunicar com a equipe internamente ou gerenciá-la, algumas ferramentas ou aplicativos podem ser muito úteis. Conheça funções que podem otimizar de forma direta ou indireta os processos internos de sua empresa:

Trello: organizar projetos;

Skype: fazer conferências;

Dropbox: armazenar e compartilhar arquivos.  


2. Sistema ERP online

O Sistema ERP online (Planejamento de Recursos Empresariais, em inglês) faz a integração de cada setor da empresa de modo prático e simples, permitindo melhor e maior controle das informações relevantes de sua empresa.  

O ERP colhe as informações de cada um dos setores e automaticamente as mostra em uma interface de fácil entendimento. Através dele, é possível ter controle do estoque, das atividades realizadas, dos cronogramas, dos resultados de sua equipe, das vendas, entre outras áreas diversas. O ERP online é muito importante para a tomada de decisão. Existem sistemas ERPs variados, para empresas grandes ou pequenas. Eles podem agir em conjunto com outras ferramentas, assim como conseguem ser hospedados na nuvem. 

3. Investindo em uma loja virtual

Cada vez mais pessoas estão contratando serviços ou comprando produtos on-line, inclusive aquelas que têm uma rotina atribulada e não conseguem fazer compras em horário comercial.

Uma loja virtual tem a vantagem de estar sempre aberta, seja de madrugada ou em feriados. É possível alcançar qualquer tipo de cliente que tenha uma conexão com a internet e transformar um negócio local.  

4. CRM Customer Relationship Management

O CRM armazena informações de clientes atuais e potenciais nome, endereço, número de telefone etc , e suas atividades e pontos de contato com a empresa, incluindo visitas a sites, ligações telefônicas, e-mails, entre outras interações.  

Quando se pensa em CRM para vendas, estamos falando da parte de um CRM que se propõe a ajudar sua empresa a vender mais em menos tempo. De forma inteligente, o CRM realiza tarefas simples de forma automatizada para que sua equipe possa focar nas etapas importantes para a conversão de vendas. Estamos acostumados a associar CRM às vendas, mas o marketing também é essencial no relacionamento com o cliente. Ao integrar processos de marketing e vendas, você pode acompanhar a jornada do cliente por todo o funil. 

O CRM possibilita compreender melhor a jornada do consumidor e assim desenvolver técnicas de vendas mais eficazes de captação e conversão de clientes. Melhora o relacionamento clientes e leads, criando o ambiente ideal para manter esses relacionamentos por muito mais tempo. 

5. Investir em Marketing 

Investir em Marketing é uma das melhores maneiras para:  

divulgar produtos ou serviços;

promover o engajamento do seu público-alvo;

melhorar a presença digital da sua empresa;

abrir espaço para a ampliação do networking;

consolidar sua marca no mercado por meio de estratégias eficientes;

construir autoridade e conquistar mais clientes.

Ao investir em Marketing e oferecer conteúdos relevantes e de qualidade para os visitantes, você constrói aos poucos uma relação de confiança com possíveis clientes em potencial. Isso faz com que a sua empresa seja considerada uma solução em seu meio de atuação. 

Agora que você entendeu como a tecnologia ajuda seu negócio a crescer, está esperando o que para começar a otimizar a sua empresa? Conte com o Desenvolve SP .

Sobre o Desenvolve SP

O Desenvolve SP O Banco do Empreendedor é a instituição financeira do Governo do Estado de São Paulo que ampara o desenvolvimento de micro, pequenas e médias empresas e de municípios paulistas. Por meio de programas e linhas de crédito com condições excepcionais, financia o crescimento sustentável de negócios e projetos inovadores que melhoram a qualidade de vida da população e impulsionam a economia e a geração de emprego e renda no Estado.  

Acesse: www.desenvolvesp.com.br .

Publicidade