Publicidade

Conteúdo de Marca

Novos hábitos de consumo durante a quarentena apontam tendências

Entenda as mudanças de consumo da população e como elas interferem nos negócios

|


Empresas precisam se adaptar aos novos hábitos do consumidor. Crédito: iStock Photos.
A pandemia do novo coronavírus fez com que muitas pessoas ficassem por mais tempo dentro de suas casas, o que permitiu novas experiências em formas e meios de consumo. Os hábitos dos consumidores foram profundamente impactados, e estão ficando cada vez mais digitais. O aumento da busca por compras online foi o maior destaque entre essas mudanças, e devem permanecer no "novo normal".  

Uma pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media mostra que aconteceram grandes mudanças de comportamento relacionadas a higiene pessoal, alimentação saudável, consumo de mídia e também sobre a escolha de evitar aglomerações. Além disso, os consumidores parecem estar mais criteriosos com suas despesas, evitando gastos não essenciais.  

A pesquisa também aponta que nada será como antes, e que é preciso entender e se adaptar às transformações. Manter-se junto ao consumidor e buscar entendê-lo faz toda diferença neste momento.   

"Empresas vão precisar se adaptar ao novo cenário e, para isso, será necessário incentivo financeiro, por meio de financiamentos com condições que valham a pena para o empreendedor. O investimento público será fundamental para a retomada nesse aspecto", afirma Nelson de Souza, Presidente do Desenvolve SP. 

Para a maioria da população, cuidar da saúde foi o principal hábito adquirido durante a quarentena, e ele deve perdurar. Os clientes buscam locais com poucas pessoas, pequenas filas, preços acessíveis, e claro, cumprimento das medidas sanitárias. Muitos priorizam lojas menores e próximas de sua residência, até mesmo para compras de abastecimento, o que antes era comum ser visto em atacados.

No setor hoteleiro, um dos principais impactados pelas medidas sanitárias impostas pela pandemia, empresas precisaram adaptar seus serviços para o novo cenário.  

"Nossas instalações passaram a ser higienizadas com produtos e por profissionais que atuavam em hospitais", conta Alexandre Zubaran, CEO do Enjoy Hotéis.   
O executivo reforça que todo o setor passou a adotar medidas de higiene rigorosas para oferecer segurança e tranquilidade aos seus clientes.   

O mercado está passando por transformações profundas, que devem continuar por um longo tempo, e muitas delas estão se tornando tendências. O isolamento social deve se manter em algum nível na cultura das pessoas. Empresas que trabalham em contato direto com o consumidor precisam repensar suas estratégias. 

Durante o período de isolamento social, a forma de consumir mídia e interação com o mundo digital está diferente. O e-commerce, que não é uma novidade da pandemia, ganhou força nas relações comerciais.  

Delivery e compras on-line são tendências que vieram para ficar. Exemplos disso são: o consumo de bebidas alcoólicas migrou para dentro de casa e cozinhar a própria refeição passou ser uma atividade frequente. 

Segundo a Kantar IBOPE Media, os consumidores acham que a vida econômica precisa continuar. Os consumidores brasileiros querem ouvir o que as empresas estão fazendo para contribuir e melhorar a situação atual.  

Por isso, mesmo nesse momento delicado, é preciso buscar soluções baseando-se no comportamento do cliente. Os modelos de negócios podem se beneficiar com o isolamento social, inovando em seus produtos e na maneira de oferecê-los, e tentando, mais do que nunca, serem funcionais. Empresas e marcas devem pensar em como estão afetando a sociedade.  

Para alcançar esses objetivos, é necessário centralizar as estratégias das empresas no consumidor.

Confira mais dicas e cases de sucesso no site Desenvolve SP  .  

Sobre o Desenvolve SP  

O Desenvolve SP O Banco do Empreendedor é a instituição financeira do Governo do Estado de São Paulo que ampara o desenvolvimento de micro, pequenas e médias empresas e de municípios paulistas. Por meio de programas e linhas de crédito com condições excepcionais, financia o crescimento sustentável de negócios e projetos inovadores que melhoram a qualidade de vida da população e impulsionam a economia e a geração de emprego e renda no Estado.

Acesse: www.desenvolvesp.com.br .




Mais notícias


Publicidade