Aguarde...

Conteúdo Patrocinado

As oportunidades no interior paulista

Pesquisas apontam migração de consumo e talentos para cidades do Estado de São Paulo

ACidade ON


O consumo no interior paulista tem crescido e as cidades despontam como locais para empreender Crédito: iStock Photos.
Cidades do interior de São Paulo despontam como as mais procuradas no período de pandemia. O processo de interiorização, já indicado por pesquisas, relacionado ao potencial de consumo no interior do Estado de São Paulo, tornou-se ainda mais latente durante a pandemia do novo coronavírus e a necessidade de evitar aglomerações nos grandes centros urbanos.  

O interior de São Paulo é um celeiro de oportunidades para o crescimento de empresas, trabalho, inovações tecnológicas e educação. Durante a pandemia, quando muitas atividades econômicas precisaram ser interrompidas por conta das medidas sanitárias, o investimento em projetos regionais foi essencial para manter a economia local.  

"O Estado de São Paulo tem grande potencial para o empreendedorismo, o desenvolvimento e a qualidade de vida. No interior e litoral do Estado, municípios estão investindo em infraestrutura para melhorar a qualidade de vida da população e empresas estão desenvolvendo projetos sustentáveis e inovadores que geram renda e emprego. A missão do Desenvolve SP é amparar a execução destes projetos facilitando seus financiamentos", afirma o Presidente do Desenvolve SP, Nelson de Souza.  

De acordo com o levantamento da consultoria IPC Marketing e Editora, entre 2014 e 2019, a participação do interior de São Paulo no consumo aumentou significativamente, passando de 49,78% em 2014 (com movimento de R$ 500,1 bilhões) para 53,24% em 2019.   

"Nossa região, que tem o turismo como sua principal atividade, esteve parada durante a pandemia", afirma Vandir de Andrade Júnior, proprietário do hotel Glamping Mangarito, localizado no município de Iporanga, no Vale do Ribeira. "Estamos conduzindo reformas em nossas instalações e fizemos questão de contratar mão de obra local, para gerar empregos e impulsionar a economia do município". 

O Índice de Cidades Empreendedoras, balanço realizado em 2017 pela Endeavor, apresenta as melhores cidades brasileiras para se empreender. Entre as 30 primeiras posições do ranking estão Campinas/SP, São José dos Campos/SP, Sorocaba/SP e Ribeirão Preto/SP. Uma pesquisa da empresa de recrutamento Heads mostrava que 72% das 1.125 pessoas consultadas saíram de São Paulo, sendo 34% delas para o interior paulista. Como fator atrativo, 55% apontaram o trabalho, 91% destacaram a qualidade de vida, 75% a segurança e 46% as relações interpessoais. 

Em um mundo cada dia mais conectado e onde as mudanças acontecem de maneira rápida, os empreendedores tornam-se peças-chave na construção da sociedade. Por isso, entender como as cidades estão se desenvolvendo e para onde os talentos e o consumo estão migrando é importante para o planejamento das empresas. 

Outra informação relevante sobre o interior paulista, divulgada em junho de 2020, é que a cidade de Campinas foi classificada como Metrópole. É o primeiro arranjo populacional a ser considerado metrópole no país sem ser originado de capital estadual. É o que mostrou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ao divulgar a pesquisa Regiões de Influência das Cidades de 2018 (REGIC 2018). Em 2018, o IBGE atestou que esses arranjos populacionais detinham grande quantidade de empresas e instituições públicas multilocalizadas, além de possuírem expressiva atratividade para bens e serviços.  

Se você é empreendedor e quer saber mais sobre como desenvolver o seu negócio, conte com o Desenvolve SP .  

Sobre o Desenvolve SP

O Desenvolve SP  O Banco do Empreendedor é a instituição financeira do Governo do Estado de São Paulo que ampara o desenvolvimento de micro, pequenas e médias empresas e de municípios paulistas. Por meio de programas e linhas de crédito com condições excepcionais, financia o crescimento sustentável de negócios e projetos inovadores que melhoram a qualidade de vida da população e impulsionam a economia e a geração de emprego e renda no Estado.  

Acesse: www.desenvolvesp.com.br .


Mais do ACidade ON