Aguarde...

Conteúdo Patrocinado

A relação entre empreendedorismo e inovação

Inovação está ao alcance de todos os portes de negócios. Entenda como transformar seus projetos

ACidade ON


Inovar é trazer soluções que transformem a vida das pessoas. Crédito: iStock Photos
Dia 19 de outubro é celebrado o Dia da Inovação. Mas o que é o conceito e o porquê ele é fundamental nos negócios?  

É comum no meio empreendedor ouvir a palavra inovação, afinal, cada vez mais o mundo vem se reinventando. A pandemia da Covid-19 acelerou completamente os hábitos de consumo, formatos de trabalho, entretenimento e mídia, o que impulsionou em uma grande mudança.  

Muitas empresas aproveitaram a crise, a qual tem um impacto negativo no meio social e econômico, para acelerar a jornada de inovação em muitos segmentos. Na maioria das vezes, as ideias surgem dos momentos difíceis, visto que sempre é uma oportunidade de aprendizado para os negócios.  

Após uma queda de 70% no faturamento durante a pandemia, a panificadora Recreio do Okinawa, da cidade de Paulínia, migrou seus atendimentos para o delivery e hoje conseguiu reduzir o prejuízo para 22%. "Intensificamos nosso serviço de entregas, e hoje atendemos mais de seis mil clientes pelo WhatsApp", conta Abel Simões Ferreira, proprietário do estabelecimento. "Quando fechamos as portas, servíamos 1.200 refeições por dia. Hoje entregamos 3.400. Além disso, conseguimos aumentar em 20% nossas vendas de pizza", completa. 

Inovar é trazer soluções que transformem a vida das pessoas, e não há solução sem entender os problemas. Não é um trabalho de futurismo, e sim do presente. As empresas inovadoras buscam conhecer seus consumidores, levando muito a sério as suas necessidades e novos hábitos, a fim de desenvolver produtos e serviços que geram mudanças e valores que são percebidos nitidamente pela sociedade. O maior segredo é entender o cenário atual e pensar em como transformá-lo. 

Foi desta forma que surgiu a startup do setor de logística Kangu. De acordo com o sócio-proprietário, Ricardo Araújo, a ideia para o negócio surgiu a partir da identificação de mudanças no comportamento de clientes do setor.  

"Vimos que, muitas vezes, o consumidor não estava em casa para receber uma compra feita online", explica. "Com a nossa plataforma, tornamos possível receber produtos em estabelecimentos locais credenciados, que incluem minimercados, papelarias, gráficas e petshops de bairro próximos da casa ou local de trabalho do cliente". 

Um dos quesitos que impedem o empresário de crescer é o medo, porém é preciso vencê-lo. Inovação é trabalhar com hipóteses, com o desconhecido.  

Não se pode garantir que os novos projetos irão sempre funcionar, mas até mesmo os projetos que ficam no meio do caminho sempre deixam alguma lição que trazem novas ideias. E assim chegam ao produto final e inovador, que não só agrade o cliente, mas que traga lucros ao empreendedor.  

"Unindo inovação, tecnologia e sustentabilidade, empresas podem encontrar um caminho para o futuro que as permita chegar mais longe, aprimorando suas ofertas e gerando desenvolvimento e oportunidades para a população", afirma Nelson de Souza, Presidente do Desenvolve SP.

O processo de inovação não acontece do dia para a noite. Tem que ter pesquisas, análises e estudos. Qualquer mudança positiva em um negócio deve se tornar um esforço contínuo, porque o mercado sempre está cobrando novos projetos. A pergunta que um empreendedor deve sempre se fazer é: Qual é a próxima barreira a ser rompida?  

O mundo do empreendedorismo é mutável. Quem está apenas preocupado em sobreviver e cortar custos perderá a chance de crescer e se tornar uma grande marca. É essencial sair da zona de conforto e do conformismo, se reinventar e ser visionário, criar estratégias, pensar em novas formas de resolver problemas, sempre de maneira rápida e objetiva.   

A inovação está ao alcance de todos, do microempreendedor até as maiores empresas.

Confira no site Desenvolve SP a websérie Caminhos da Inovação, histórias de empreendedores paulistas visionários que encontraram na inovação a oportunidade para transformar seus projetos em negócios de sucesso.  

Acompanhe também o Movimento pela Inovação, que apoia empresas, startups e pesquisadores a investir em grandes projetos.  

Acesse agora: https://www.desenvolvesp.com.br . 

Sobre o Desenvolve SP  

O Desenvolve SP O Banco do Empreendedor é a instituição financeira do Governo do Estado de São Paulo que ampara o desenvolvimento de micro,
pequenas e médias empresas e de municípios paulistas. Por meio de programas e linhas de crédito com condições excepcionais, financia o crescimento sustentável de negócios e projetos inovadores que melhoram a qualidade de vida da população e impulsionam a economia e a geração de emprego e renda no Estado.  

Acesse: www.desenvolvesp.com.br .

Mais do ACidade ON