Aguarde...

Conteúdo Patrocinado

Live discute perspectivas econômicas para 2021

Autoridades do governo paulista fazem balanço de ações e analisam retomada da economia para o próximo ano

ACidade ON


Panorama econômico 2021 em live do Retoma SP
"Retomada econômica e atração de investimentos" foi o tema central da live realizada nesta quarta-feira, 14/10, no canal do Youtube do portal ACidade On, encerrando o ciclo de eventos "Retoma São Paulo", do Desenvolve SP e Governo do Estado de São Paulo. Mediada por Milton Jung, jornalista e âncora do Jornal da CBN, a discussão contou com a participação dos convidados Nelson de Souza, Presidente do Desenvolve SP, Wilson Mello, Presidente da Invest SP e Marco Vinholi, Secretário de Desenvolvimento Regional de São Paulo.  

O evento faz parte do projeto "Retoma São Paulo", que disponibiliza conteúdo na página especial do ACidade On e tem como objetivo auxiliar na percepção de novas oportunidades no mercado, hábitos, linhas de crédito, economia digital e tecnologias para incentivar a retomada econômica do Estado de São Paulo. 

O clima da conversa foi de bastante otimismo em relação ao ano de 2021 e apresentou um balanço dos últimos meses e o impacto da pandemia nos negócios e economia. Diretamente de Brasília, o Presidente do Desenvolve SP, Nelson de Souza, destacou os esforços da instituição para auxiliar os empreendedores diante do novo cenário. Nelson afirmou que sua visita à capital federal tem o objetivo de trazer mais reforços para os empresários paulistas. 

"O crédito foi o grande aliado das empresas para atravessar os meses mais difíceis da pandemia. No caso das micro, pequenas e médias, o instrumento foi ainda mais fundamental. Em São Paulo, o Desenvolve SP, instituição financeira do Governo do Estado, disponibilizou R$ 1,1 bilhão em capital de giro e atendeu 825% mais empresas que em 2019. Além do crédito, oferecemos orientação técnica e de gestão para que os empreendedores pudessem trabalhar em um ambiente sustentável".  

O presidente da Investe SP, Wilson Mello, lembrou que o Estado de São Paulo havia começado o ano em um cenário positivo, com crescimento de 3% no PIB estadual e aberturas de escritórios na China e em Dubai, com o objetivo de atrair investimentos para o Estado. Segundo ele, os primeiros esforços foram para que os setores de indústria e agronegócio do Estado de São Paulo continuassem a movimentar a economia.  

"No início, nos preocupamos com a crise de desabastecimento e nosso trabalho foi focado nesta questão para que ela não agravasse ainda mais os impactos causados pela pandemia. Felizmente, conseguimos manter o abastecimento e o setor de agronegócio cresceu significativamente".

Marco Vinholi, Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, também apresentou expectativas positivas em relação à retomada econômica e a reforma administrativa aprovada na Assembleia Legislativa de São Paulo nesta semana. 

"Há uma série de iniciativas sendo realizadas para que a retomada econômica aconteça. O governo já vem sinalizando o lançamento de medidas e deve-se lembrar também da reforma administrativa que é importante neste momento".  

As expectativas para 2021 são bastante positivas, já que a velocidade da retomada da economia está acima das expectativas. Wilson Mello reforça que será necessário investimento privado e a participação do empresariado na retomada e aquecimento da economia, com foco em inovação para atender ao novo cenário e suas demandas.  

"Os empreendedores precisam entender que aquele mundo dos negócios de antes da pandemia mudou, a dinâmica é outra e é preciso descobrir como se adaptar a este mundo novo. Acredito que será necessário o investimento privado para aquecer a economia, bem como concessões de aeroportos e trem, por exemplo". 

Marco Vinholi destacou também o hub de inovação que existe no Estado de São Paulo, o IdeiaGov, e as parcerias em que o governo investiu durante o período.  

"O IdeiaGov é um hub de inovação que tem como objetivo trazer soluções de mercado e da sociedade para desafios do Governo do Estado de São Paulo, oferecendo melhores serviços ao cidadão e mais eficiência na gestão pública. O SIMI, sistema de monitoramento inteligente que foi utilizado para fazer a avaliação do isolamento social e pioneiro no Brasil, foi feito pelas empresas telefônicas junto ao Governo do Estado de São Paulo, sem custo para os cofres públicos. O IdeiaGov trouxe vários instrumentos para este período, para potencializar a gestão pública".  

Nelson de Souza finalizou dizendo que acredita na retomada econômica e que a chegada da vacina deve ditar o ritmo do crescimento, bem como a confiança dos empresários para investir. 

"Os empreendedores são importantes na retomada, e o Estado deve apresentar bons projetos para que a iniciativa privada possa acreditar e investir. Além disso, será preciso incentivar financiamentos públicos e privados. Meu otimismo é pragmático, porque os investimentos já começaram a chegar e já recebemos muitos bons projetos pelo Desenvolve SP".  

A live está disponível e pode ser assistida clicando abaixo:     


O Retoma SP é uma apresentação do Desenvolve SP, com realização da O.A Eventos, apoio institucional da EPTV, produção da rede de portais de notícias ACidade ON (Ribeirão Preto, Araraquara, São Carlos e Campinas) e veiculação nos rádios CBN Ribeirão Preto, CBN Araraquara e CBN São Carlos.  

Conheça a página especial: www.acidadeon.com/retomasp  

Sobre o Desenvolve SP  

O Desenvolve SP  O Banco do Empreendedor é a instituição financeira do Governo do Estado de São Paulo que ampara o desenvolvimento de micro,
pequenas e médias empresas e de municípios paulistas. Por meio de programas e linhas de crédito com condições excepcionais, financia o crescimento sustentável de negócios e projetos inovadores que melhoram a qualidade de vida da população e impulsionam a economia e a geração de emprego e renda no Estado.  

Acesse: www.desenvolvesp.com.br .


Mais do ACidade ON