Publicidade

Conteúdo de Marca

Desenvolve SP aborda sustentabilidade dos negócios em live

Especialistas apontam o novo cenário para empreendedores e apresentam soluções para contornar a crise

|

Live aborda soluções de sustentabilidade nos negócios e novos hábitos de consumo.
Em tempos de crise, como a da pandemia do coronavírus, surgem muitas dúvidas em relação à sustentabilidade das empresas. O tema foi abordado na live realizada nesta terça feira, dia 14/10, no canal do Youtube do portal ACidade On .  

Mediada por Milton Jung, jornalista e radialista âncora do Jornal da CBN, a discussão contou com a participação dos convidados Mauro Miranda, Superintendente de Negócios do Desenvolve SP, Carlos Alberto de Freitas, gerente do Escritório Regional do Sebrae de Ribeirão Preto/SP e Teco Medina, apresentador do programa "O Assunto É Dinheiro", da rádio CBN. 

O evento digital faz parte do projeto "Retoma São Paulo", que disponibiliza conteúdo na página especial do ACidade On e tem como objetivo auxiliar na percepção de novas oportunidades no mercado, linhas de crédito, economia digital e tecnologias para incentivar a retomada econômica do Estado de São Paulo. 

Os participantes discutiram as mudanças enfrentadas pelos empreendedores durante a pandemia e como se planejar frente aos novos hábitos de consumo.  

Carlos Alberto de Freitas, gerente do Escritório Regional do Sebrae de Ribeirão Preto, destacou que, mesmo com as dificuldades da crise, houve aumento no número de abertura de empresas.  

"As pessoas então procurando saídas nesse momento delicado em que o número de empregos com carteira assinada caiu. No Estado de São Paulo, foram abertas em 2019 em torno de 826 mil empresas; agora em 2020, já foram abertas 677 mil. A tendência é se igualar ao último ano", ressalta.  

Outro motivo que impulsionou o crescimento de novos empreendedores foi o auxílio emergencial, que custou R$ 321 bilhões para o País. Teco Medina, formado em Finanças, apontou que o Brasil foi o que mais gastou com ajuda às empresas, o que foi fundamental para a economia do país. Também ressaltou a importância do planejamento financeiro. 

"A gestão financeira é fundamental para os negócios. O empreendedor precisa de um planejamento realista e sempre ficar atento ao fluxo do caixa. A empresa com caixa disponível sai na frente das demais, pois tem capacidade de investimento".  

Mauro Miranda, Superintendente de Negócios do Desenvolve SP, explicou que a instituição, logo no início da pandemia, mapeou os setores que sofreriam maior impacto, como o turismo, a cultura e economia criativa e o comércio. Esse estudo possibilitou a estruturação de linhas de financiamentos com condições facilitadas voltadas especialmente a esses segmentos. 

"Ajustamos nossa política de crédito e assim conseguimos atender empresas paulistas na necessidade de capital de giro e adequação ao novo cenário. Neste momento, estamos no processo de amparo à retomada das atividades".  

O novo cenário no universo do empreendedorismo foi um dos assuntos mais debatidos no evento on-line. Mauro Miranda também aponta a necessidade de um planejamento de negócios e reforça o novo olhar para os hábitos de consumo e inovação.  

"Existe uma necessidade de preparação e de se reinventar. Talvez o plano de negócio desenvolvido em fevereiro não faça mais sentido agora. O próprio faturamento da empresa deve trazer uma nova visão de mercado", destaca.  

O empreendedor precisou migrar seus negócios para o ambiente digital, aproveitando diversas ferramentas, como as redes sociais.  

"É importante pensar em todos os canais. Não desprezamos o presencial, mas sabemos que os meios digitais estão tomando uma grande proporção. Se o cliente procurar informação na internet sobre determinada empresa e não conseguir, ele vai buscar no concorrente", afirma Carlos Alberto de Freitas. 

Pensando no futuro, Teco Medina comentou a importância de analisar não só a qualidade do produto, mas também a maneira de oferecê-lo ao cliente.  

"O negócio de sucesso não é o que faz o melhor produto ou o produto mais barato, mas que tenha qualidade para oferecer. O empreendedor precisa pensar em todos os fatores. Quando se tem um bom produto e um bom serviço, não tem erro. O empresário bem preparado sempre passa da crise e sai ainda maior", finaliza.   

A live está disponível e pode ser assistida clicando abaixo:


 

O evento é uma apresentação do Desenvolve SP, com realização da O.A Eventos, apoio institucional da EPTV, produção da rede de portais de notícias ACidade ON (Ribeirão Preto, Araraquara, São Carlos e Campinas) e veiculação nas rádios CBN Ribeirão Preto, CBN Araraquara e CBN São Carlos.  

Conheça a página especial: www.acidadeon.com/retomasp  

Sobre o Desenvolve SP

O Desenvolve SP  O Banco do Empreendedor é a instituição financeira do Governo do Estado de São Paulo que ampara o desenvolvimento de micro,
pequenas e médias empresas e de municípios paulistas. Por meio de programas e linhas de crédito com condições excepcionais, financia o crescimento sustentável de negócios e projetos inovadores que melhoram a qualidade de vida da população e impulsionam a economia e a geração de emprego e renda no Estado.  

Acesse: www.desenvolvesp.com.br .


Publicidade