Aguarde...

ACidadeON

Cotidiano

Saeb vai avaliar educação infantil e incluirá avaliações de Ciências para 9º ano

educação Saeb avaliações ampliação

| Estadao Conteudo

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) ficará a partir do próximo ano maior e mais abrangente. O Ministério da Educação anunciou nesta quinta-feira, 28, a reformulação do sistema, que passará a incorporar todas as avaliações feitas na educação básica. No novo sistema, creches e pré-escolas também passarão a ser acompanhadas. A mudança prevê ainda que a análise da qualidade de ensino no 9º ano passará a incluir Ciências da Natureza e Ciências Humanas, além de Português e Matemática.

"Estamos abandonando siglas. Tudo agora é Saeb", afirmou o ministro da Educação, Rossieli Soares. Implantado no País há 28 anos, o sistema foi revisto pela última vez em 2001. "As matrizes estavam desatualizadas", completou Rossieli. As novas exigências terão como ponto de partida os parâmetros estabelecidos na Base Nacional Comum Curricular.

Pelo cronograma do MEC, as mudanças serão concluídas até 2021. Até lá, agendas das avaliações serão unificadas. Com a fusão, a aplicação das provas será feita em anos ímpares e a divulgação de resultados e indicadores, em anos pares.

Uma das principais mudanças apontadas pela equipe do MEC no Saeb é a inclusão da avaliação da educação infantil. A partir do próximo ano, o ensino de creches e pré-escolas terá sua qualidade mensurada a partir de questionários e relatórios pedagógicos. Não haverá provas para crianças. "Buscamos um instrumento que vai conseguir olhar para os fatores de qualidade e avaliar qual educação efetivamente esta sendo entregue nas creches e educação infantil", disse o ministro.

O MEC pretende dar relevância para esses questionários. Para a equipe, tais instrumentos são essenciais para interpretar da melhor forma os resultados de proficiência. De acordo com técnicos, a partir da análise de relatórios pedagógicos centrados a fatores ligados à qualidade educacional será possível identificar as razões que impedem determinados grupos de aprender da forma adequada e avançar nos níveis de ensino.

No novo formato, o calendário de avaliação também foi alterado. A partir de 2019, alunos do 2º ano vão fazer testes cognitivos de Português e Matemática. A prova será realizada no fim do ano para avaliar sobretudo a qualidade da alfabetização .O ministro observou que, atualmente, estudos mostram que parte das crianças no fim do terceiro ano ainda não conseguem ler ou escrever.

Testes cognitivos de Português e Matemática serão feitos no 5º ano. Para aluno do 9º ano, a prova será de Português, Matemática, Ciências da Natureza e Humanas. "É um momento histórico. Há pelo menos 10 anos se discute quando as ciências iriam entrar na avaliação", afirmou o ministro.

Este ano, textos e documentos sobre as novas matrizes de educação deverão ser publicados. O MEC pretende ainda ampliar a aplicação das provas. O cronograma prevê ainda a criação em 2021 de um grupo de trabalho para avaliar o ensino médio.

O Saeb atualmente abrange o Ensino Fundamental. No público-alvo do formato atual, estão estudantes dos quinto e nono anos do ensino fundamental das escolas públicas, urbanas e rurais, e do terceiro ano do ensino médio. O sistema também coleta informações amostrais de escolas particulares.

Veja também