Aguarde...

cotidiano

Agências do INSS amanhecem fechadas em Campinas

Fechamento das unidades causou filas e confusão em servidores, que esperavam ser atendidos

| ACidadeON Campinas

Agências do INSS em Campinas amanheceram fechadas (Luciano Claudino/ Código19)
As duas agências do INSS (Instituto Nacional do Serviço Social) de Campinas estão fechadas em Campinas a partir desta quinta-feira (19). A medida passa a valer por sete dias, após decisão do Sinsprev-SP (Sindicato dos Servidores Públicos em Saúde, Previdência e Assistência Social).  

Já estava previsto a suspensão dos atendimentos das agências do INSS em todo o país por 15 dias, a partir de hoje (19). Porém, unidades deveriam permanecer funcionando, com atendimentos agendados para perícia médica e exigências de requerimentos de benefícios, que necessitam ser presenciais.  

O fechamento das unidades causou filas e confusão em servidores. Na unidade do Centro, uma fila se formou em frente à agência, e os beneficiários reclamaram da falta de informação, e do medo de que a medida prejudique no recebimento dos benefícios.  

O servidor Paulo foi até a agência para realizar o cumprimento de uma exigência de aposentaria,  agendada para às 7h45 da manhã, e encontrou as portas fechadas.  

"Quando cheguei me deparei com uma fila enorme cheia de gente para fazer perícia médica. Eles simplesmente disseram que não iriam atender e que era para aguardar em casa que eles iriam entrar em contato por telefone para poder marcar uma nova data", contou.  

As agências de Campinas costumam receber de 600 a 700 segurados por dia e a decisão de suspender o atendimento visa diminuir os riscos de contaminação do coronavírus, alegou o sindicato da categoria. 

"A gente apurou que ouve um comunicado para as chefias, que foram orientadas para o fechamento das agências hoje por um período de sete dias e depois haverá uma reavaliação. Com essa orientação, a gente não pode abrir as agências e colocar a população em risco", explicou Cristiano dos Santos, diretor do Sinsprev.   

Em nota, o INSS informou que todas agências de São Paulo não abriram para o público hoje (19) com  o objetivo de preservar a saúde do público atendido, em que a maioria pertence ao grupo considerado de risco.  

Ainda de acordo com o instituto, os segurados que estavam agendados para comparecer hoje já estão tendo seus atendimentos remarcados pelo INSS. A nova data está sendo informada aos cidadãos, que não precisarão fazer um novo agendamento.

O INSS reitera que os segurados não precisam se deslocar até uma agência para ter acesso aos serviços ou pedir um benefício. Basta acessar o site Meu INSS ou ligar para a Central 135, que funciona de segunda a sábado das 7h às 22h.


Mais do ACidade ON