Aguarde...

cotidiano

Quais os produtos de limpeza mais eficazes contra o coronavírus?

Água e sabão? Álcool em gel? Afinal, o que usar para manter a higiene em tempos de pandemia?

| ACidadeON

Lavar as mãos com água e sabão é medida bastante eficaz contra o vírus (Foto: Divulgação)

A pandemia da covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, gerou um novo tipo de preocupação entre os brasileiros: o cuidado com a limpeza.

Lavar as mãos frequentemente é uma das medidas essenciais para conter o avanço do vírus. Mas manter ambientes e roupas limpas também ajuda.  

LEIA MAIS 
Veja a cobertura completa sobre o coronavírus

De acordo com infectologistas, o álcool gel com concentração de 70% e a água com sabão são as melhores formas de higienizar as mãos e evitar a contaminação. Além desses, produtos de limpeza com cloro e até mesmo o álcool líquido, com porcentagem menor, são efetivos.

Veja a lista de produtos que são tiro e queda contra o coronavírus:

- Água sanitária
- Desinfetantes em geral
- Limpadores multiuso com cloro
- Limpadores multiuso com álcool
- Álcool de limpeza (líquido)
- Detergente
- Sabão

Tanto álcool quanto o sabão são efetivos para quebrar a cápsula de gordura protetora do vírus e destruí-lo. No caso do álcool, o valor de 70% é o recomendado para higienizar o corpo por ser o mais efetivo. Na mão, a limpeza precisa ser imediata.

Justamente por ser envolvido por uma camada gordurosa, o vírus não sobrevive por muito tempo fora do corpo humano a estimativa do especialista, feita com base em outros vírus similares, é que ele dure de seis a 24 horas dependendo da temperatura e umidade do ambiente e do tipo de superfície.

Já de acordo com estudo da Universidade de Princeton (EUA), o coronavírus pode sobreviver por até 72 horas em materiais como plástico e metal inoxidável. Em papelão, pode durar 24 horas. Para limpar locais frequentados por várias pessoas, como já explicamos, os desinfetantes comuns, produtos com cloro e álcool ou até mesmo água e sabão são efetivos.

Mais do ACidade ON