Aguarde...
Curadoria Hilst
  • +

    Curadoriahilst

    Impacto das Plataformas de Streaming no Cinema com C

    Toniko Melo e o futuro do cinema, dos cineastas e dos cinéfilos num deserto de acesso aos filmes seminais do Cinema mundial

    | ACidade ON

     

    Neste episódio vamos falar de Cinema com Toniko Melo, cineasta que fez parte do grupo independente Olhar Eletrônico e da O2, dirigiu clipes e filmes publicitários, a série (e o longa) "Som & Fúria" com Fernando Meirelles, e longa-metragens como "VIPS", de 2010, e "Chorar de Rir", de 2019.  

    É fã de Kurosawa e um grande conhecedor do cinema mundial e brasileiro. Então não pudemos deixá-lo escapar sem antes compartilhar um pouco do conhecimento e do fino gosto sobre filmes importantes na formação de qualquer cineasta.  Conversamos muito sobre cinema, sobre filmes clássicos e o repertório cultural - ou a falta dele - oferecido pelos sistemas de streaming. Como garantir a oferta de filmes clássicos seminais, importantes na formação de bons cineastas, num cenário em que a oferta de filmes é determinada pela demanda. Esse ciclo vicioso poderia ser virtuoso?  Os cineclubes voltarão a existir para suprir essa lacuna? E a Cinemateca, o que será dela?   

    Cartaz de Chorar de Rir (2019), dirigido por Toniko Melo

    Seu último longa, lançado em 2019, "Chorar de Rir" foi um exercício ousado num dos gêneros mais difíceis do Cinema: o melodrama cômico. Toniko nos contou de suas descobertas ao longo dessa aventura.

    Falamos também dos drive-in, que estão de volta e pode ser uma nova tendência, sobre as políticas de fomento no Brasil e no mundo, sobre o que deu certo e o que não deu, sobre as possibilidades de produção em isolamento, 

    Enfim, não faltou assunto. Esperamos que gostem e aproveitem. Tem muito caldo aí.

    Mais do ACidade ON