Aguarde...
Curadoria Hilst
  • +

    Curadoriahilst

    Método Brasileiro de Balé Cresce Entre Professores e Escolas

    Conversamos com Andrea Thomioka, bailarina responsável pela criação do UpgradeBR.Dance, um método genuinamente brasileiro de ensino de dança

    | ACidade ON

     

    No Educação em Liberdade desta semana, conversamos com Andrea Thomioka, bailarina, professora e curadora de dança, criadora do método UpgradeBR.dance de ensino de balé e que funciona tanto para o clássico quanto para a dança contemporânea. 

    Andrea Thomioka foi a primeira bailarina brasileira a conquistar, em 1996, a Medalha de Ouro no 17th International Ballet Competition of Varna, Bulgária. Iniciou seus estudos de ballet sob os cuidados de Toshie Kobayashi e é formada pela Royal Academy of Dance. Dentre suas premiações em festivais, está a Medalha Super Bronze no 7th Masako Ohya World Ballet Competition. Atuou como solista na Cia. Portuguesa de Bailado Contemporâneo, em Lisboa, e fez parte do Balé da Cidade de São Paulo. Andrea foi Curadora de Danças do Centro Cultural São Paulo - SMC de 2015 a 2017.  Hoje é Diretora Executiva da Artisan Ballet. 

    O Studio Artisan Ballet é pioneiro na aplicação do método UpgradeBR, que além de originalmente criado no Brasil numa linha decolonial, é fortemente emancipatória ao estimular a busca de cada dançarino por sua própria dança, pela formas e movimentos que sejam orgânicos com seu próprio corpo.  

    Falamos também dos desafios do ensino de dança durante o isolamento social e sobre as perspectivas do método na aplicação em escolas de dança e na educação formal à luz da nova Base Nacional Curricular. 

    Imperdível. 

    Blog Dança em Arena, de Andrea Thomioka 

    Artisan Ballet - Escola Pioneira no UpgradeBR.dance  


    Mais do ACidade ON