+

Publicidade

Curadoria Hilst

Educação em Liberdade na Música de Alexandre Grooves

Formação em música, musicalização na infância e as novidades e desafios do momento e para o futuro

| ACidade ON -

 

No Educação em Liberdade desta semana recebemos Alexandre Grooves para falar da formação em música, musicalização na infância e as novidades e desafios do momento e para o futuro. Vamos falar também de como é tocar vários instrumentos e como é o diálogo disso tudo dentro de si mesmo e com outros músicos.  

O papo foi ótimo e pudemos falar da importância da musicalização na formação das crianças, do impacto que a disciplina, a perseverança e a paciência que o estudo de instrumentos exige tem sobre o desenvolvimento emocional das crianças, melhorando muitas vezes o desempenho escolar em geral e até as relações familiares. 

A evolução da educação também foi tema da conversa, refletindo agora como professor, Grooves pode ter um novo olhar sobre sua própria formação e incluiu os alunos como participantes ativos e protagonistas do seu próprio aprendizado. Ao trazer suas próprias referências musicais para aprender a tocar, o aluno se engaja muito mais, com a altíssima motivação necessária para a tal perseverança para evoluir. Dá muito mais trabalho para o professor, que tem que 'tirar' cada uma das músicas e apresentar a partitura de músicas para cada um de seus alunos, mas é isso que Grooves faz questão de fazer.

Alexandre Grooves começou a tocar aos sete anos, na escola do Zimbo Trio (CLAM), onde fez os cursos de piano e contrabaixo. Mais tarde, como autodidata, aprendeu também a tocar violão, bateria e percussão. A sonoridade do seu trabalho tem influência de artistas como Djavan, Gilberto Gil, John Mayer, Stevie Wonder, Seu Jorge, Jamie Cullum, Lenine, entre outros. Antes de se lançar em carreira solo, Alexandre Grooves tocou com Maurício Manieri, Seu Jorge, Cláudio Zoli, Jair Oliveira e Funk Como Le Gusta e integrou as bandas Grooveria e Paumandado. Seu disco de estreia "Amanhã Eu Não Vou Trabalhar" foi pré-selecionado para o Latin Grammy Award em cinco categorias e considerado pelo site iTunes, um dos 10 melhores CDs brasileiros de 2007, sendo também lançado no Japão. Alexandre já tocou em Los Angeles, Long Beach, San Antonio, Nova York e Boston, nos EUA, além de participar do festival SXSW, em Austin.

No CD "Multi", com influências de rock, folk e blues, mas sem perder a identidade pop e as referências da MPB, lançado em 2017 com distribuição da Tratore, são 10 faixas das quais nove são autorais e uma, regravação: "Ska" (do Paralamas do Sucesso), numa versão vibrante e surpreendente. Multi-instrumentista, Grooves gravou a maioria dos instrumentos e fez os arranjos, além de produzir o álbum. Recentemente, esteve na Festa Poética Junina da Casa do Sol. 

Conheça mais sobre o trabalho aqui: 

Tratore

alexandregrooves
www.facebook.com/alexandregroovesoficial


Mais notícias


Publicidade