Aguarde...
Curadoria Hilst
  • +

    Curadoriahilst

    Limeira Modernizou seus Museus para Ganhar Força Cultural

    Em pouco menos de 2 anos, Adriana Azzolino conseguiu superar obstáculos e modernizar a gestão do Museu Major José Levy Sobrinho

    | ACidade ON

      

     

    A fim de reestruturar o Museu, Adriana Azzolino foi convidada - ou 'desafiada' como ela mesma diz - a reorganizar os museus e equipamentos museais de Limeira, e torná-los mas presentes na vida da cidade. 

    A partir de 2019, portanto, Adriana iniciou a empreitada de "trocar o pneu do carro andando", a começar pelo plano museológico, trabalhos de desenvolvimento de governança, processos, posicionamento de marca, enfim, a estruturação da gestão do museu, incluindo as fusões e municipalização das várias organizações e acervos envolvidos.

    Vamos refletir com ela, que viveu (e vive) na prática as demandas reais quais os desafios comuns desse tipo de trabalho e quais os desafios à frente, seja por conta da realidade criada pós-pandemia, seja por conta da estruturação e desenvolvimento de um museu.

    Criado em 1964 na linha dos Museus Histórico-Pedagógicos, o Museu Histórico e Pedagógico Major José Levy Sobrinho foi inaugurado somente em 1973, na avenida Ana Carolina de Barros Levy, em Limeira. Em 1984, o museu foi transferido para o piso superior do prédio onde funcionava o Grupo Escolar, a primeira escola pública da cidade. A instituição museológica permanece até hoje no mesmo local e o prédio é tombado pelo CONDEPHAAT, pela relevância cultural, histórica e arquitetônica, como símbolo das políticas públicas educacionais. 

    Adriana Pessatte Azzolino diretora do Museu Major José Levy Sobrinho e do Centro de Ciências e Cultura Professor Roberto Leite, vinculados à Secretaria da Cultura da Prefeitura Municipal de Limeira. Presidente de entidade cultural-ALLe, membro do CONDEPHALI-Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico de Limeira. Doutora em Comunicação (ECA/USP) e Mestre em Educação (FE/UNICAMP). Graduada em Ciências Políticas e Sociais (FESPSP) e em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda/Marketing (ESPM-SP). Especialista em História e Cultura (UNIMEP) e Museografia e Patrimônio Cultural (Claretianos); Pós-doutorado na área de Comunicação (DMM/IA/UNICAMP), professora universitária há 34 anos, nas áreas de Administração, Sociologia, Antropologia, Teorias da Comunicação, Comunicação e Marketing e diretora acadêmica de Instituição de Ensino Superior. Coordenadora/gestora de cursos de graduação, coordenadora de pós-graduação. Editora e revisora de periódico científico, consultora-especialista do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo/CEE, avaliadora institucional e de graduação/BASIS/MEC/INEP há 21 anos. Consultora AdHoc da UNESCO para Avaliação de Projetos em Educação.

    Mais do ACidade ON