Aguarde...
Curadoria Hilst
  • +

    Curadoriahilst

    Buda Boy - De Budapeste a Taiwan e de Volta

    André Arruda bate um papo com o cartunista, quadrinista e Ilustrador Alexandre Szolnoky

    | ACidade ON


    Alexandre Szolnoky é um quadrinista brasileiro que começou a se autopublicar em 2014, com nas Hqs curtas Prédio e TV Sonho. Desde então tem sido ativo no meio dos quadrinhos nacionais, tendo participado em diversas convenções e eventos, no eixo Brasil/Inglaterra.  

    Em 2015 começou a produção de Buda Boy, que foi publicado na Inglaterra e no Brasil. Foram quatro anos de produção, resultando em 264 páginas. É um relato autobiográfico tragicômico, contando a história de como ele acabou morando em um mosteiro budista em Taiwan quando tinha 20 e poucos anos. Paralelamente, Buda Boy conta a história de sua família fugindo da Hungria durante a Segunda Guerra Mundial. 

    O autor brincou com pincéis chineses para criar a atmosfera do mosteiro e a conexão com as pinturas tradicionais chinesas.
    Buda Boy teve boas críticas nos canais do YouTube e Instagram e até agora está indo bem. É impresso em pequenos lotes, e também está sendo vendido em algumas lojas do Brasil. 

    Além desses quadrinhos, teve diversos histórias curtas publicados na Inglaterra, em diferentes antologias. 

    Em 2018 foi premiado com a participação em uma Residência Artística voltada à produção de quadrinhos, que aconteceu em Southend on Sea, na Inglaterra. Foi uma semana dedicada exclusivamente à discussão e criação de quadrinhos, e a sua nova HQ, ainda com título a ser definido começou a ser criada durante esse evento. Nesta residência ele teve a chance de conhecer Warren Ellis e Gary Spencer Millidge. 

    Atualmente vem criando ilustrações e Hqs para diferentes tipos de editoras e seu trabalho mais recente é a ilustração de contos de terror de HP Lovecraft, para a editora Skript.

    Mais do ACidade ON