+

Publicidade

Curadoria Hilst

De Amor para Ser Lido: Hilda Hilst Chega às Crianças do Grupo Primavera

Ação de leitura de poemas da escritora brasileira é patrocinada pelo Instituto EPTV e envolverá toda a comunidade do Jardim São Marcos

| ACidade ON -

"Há sonhos que devem permanecer nas gavetas, nos cofres, trancados até o fim. E por isso passíveis de serem sonhados a vida inteira."  

A frase inspiradora da escritora Hilda Hilst abre as portas de seu universo às crianças e adolescentes de 06 a 18 anos, atendidos pelo Grupo Primavera, e famílias do Jardim São Marcos, na periferia de Campinas. O objetivo da ação é apresentar a escritora brasileira às crianças e adolescentes atendidos e oferecer a possibilidade de vivenciarem a Poesia a partir dos 50 poemas do livro "De Amor Tenho Vivido", de Hilda Hilst.

"A leitura permite experimentar sensações, vivenciar situações, ampliar o conhecimento global e desenvolver o imaginário. A criança pode fazer comparações do que lê com o seu cotidiano e ampliar seu senso crítico", explica Ruth Maria de Oliveira, gestora executiva do Grupo Primavera.  

A Ação, patrocinada pelo Instituto EPTV e com a parceria do Instituto Hilda Hilst - que ofereceu a formação inicial sobre a autora às educadoras - será realizada pelo Grupo Primavera entre agosto e novembro deste ano e busca reforçar o hábito da leitura, ampliar o letramento e formar leitores competentes, capazes de dialogar, de forma crítica, com o texto lido.  

"Estamos muito felizes em poder ajudar a espalhar sementes de conhecimento através dos poemas da Hilda Hilst para que eles, através dos jovens atendidos e suas famílias pelo Grupo Primavera, dêem frutos e possam ser saboreados por todos.", deseja a equipe do Instituto EPTV.

Um livro você pode até ler sozinho, mas a experiência não é completa até que você possa contar para alguém uma descoberta interessante, uma brincadeira divertida que a Poeta fez com as palavras, uma ideia que você teve enquanto lia uma história ou um poema. Um livro para se deliciar com os desenhos de Ana Prata, e para ler a poesia de Hilda Hilst em VOZ ALTA com a família. É uma das atividades mais agradáveis para se fazer junto. E o segredo é que, na leitura, todo mundo é igual.   

Para envolver as famílias e comunidade do Jardim São Marcos, o Grupo Primavera distribuirá sacolinhas com o livro de Hilda Hilst e uma carta com atividades propostas e convidando-os a se envolverem nas atividades com a leitura compartilhada. As famílias receberão também cestas básicas fazendo também do livro e da cultura itens básicos da vida. Diversão e Arte é o que nos faz Humanos.   


"A ideia é reunir as pessoas que moram na casa - mãe, pai, irmãos, tios, avós, padrasto, madrasta e outros - na atividade de leitura compartilhada. Eles receberão orientações para a atividade "Coisas para fazer com o livro", que deverão ser realizadas e entregues no Grupo Primavera", complementa Ruth.

Além da roda de leitura virtual, o trabalho contemplará a produção de desenhos pelas crianças, poemas autorais inspirados na temática do amor e apresentação do coral Primavera com uma seleção de poemas musicados de Hilda Hilst e trechos de composições de Zeca Baleiro. Uma composição feita pela educadora responsável pelo coral, Luciana Vieira - especialmente para o Grupo Primavera - com o verso que dá título ao livro "De amor tenho vivido", será apresentada em um sarau virtual realizado por meio da plataforma Meet, no qual os atendidos poderão declamar ao vivo ou gravar vídeos, finalizando o projeto. Todas as atividades serão online. 

Um trabalho de verdadeira cooperação, integração e criação de valor social.  

O Grupo Primavera é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que recebe crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos do entorno do Jardim São Marcos, Campinas (SP), para atendê-las em programas de educação complementar, cultural e profissional. Desde 1981 atende meninas e meninos de 6 a 18 anos de idade, além de seus familiares. O ingresso no Grupo Primavera segue critérios como perfil socioeconômico vulnerável e a necessidade de os atendidos estarem matriculados na rede pública de ensino. 

O Instituto EPTV apoia projetos de educação complementar à escola, desenvolvidos por instituições não governamentais na área de atuação da EPTV. Mais de 50 mil crianças já se beneficiaram do apoio do Instituto EPTV, cuja missão é atuar no processo de transformação de vidas de crianças e adolescentes, valorizar e fortalecer as organizações sociais parceiras e contribuir no desenvolvimento do trabalho voluntário.


Mais notícias


Publicidade