Aguarde...
Curadoria Hilst
  • +

    Curadoriahilst

    Festivais de Cinema, Arte e Loucura

    Como juntar cinema, pessoas em sofrimento psíquico, arte e surfe? Vamos conversar com Victor Fisch, que está envolvido com tudo isso e muito mais

    | ACidade ON

      


    Aonde Victor Fisch vai, logo aparece um festival de arte, cinema ou outra invenção interessante desse tipo. Não é coincidência. Desde 5 anos de curadoria do Cinefest Gato Preto, centrado em Lorena no Vale do Paraíba do Sul, até a criação de um festival de cinema de surfe em Ubatuba, ideia é o que não falta. 

    A cereja do bolo para a nossa conversa de hoje com o Victor é o Festival de Artes "Soy Loco Por Ti Juquery", que acontece anualmente em Franco da Rocha no Complexo Hospitalar do Juquery. A loucura é o gancho para falar deste que é um dos grandes temas da obra de Hilda Hilst. O pai de Hilda, a quem ela dedicou toda a sua obra, era um poeta e jornalista e foi internado com diagnóstico de esquizofrenia grave. Hilda nunca mais conviveu com o pai, mas essa relação permaneceu presente e viva em sua obra. 

    Vamos aproveitar e debater também sobre as soluções criadas e realizadas para superar os desafios trazidos pelo COVID19.

    Victor Fisch é formado em cinema, com mestrado em roteiro. Foi diretor e curador do Cinefest Gato Preto por 5 anos (2015 a 2019). Foi responsável pela criação do Gato Lab e da Novena Cinematográfica. Criou o FICSU - Festival Internacional de Cinema de Surf de Ubatuba, que teve sua primeira edição em 2019. Criou e dirigiu o festival de artes de Franco da Rocha, Soy Loco Por Ti Juquery, que acontece anualmente desde 2018.

    É professor, produtor, roteirista, montador, diretor e membro do coletivo de produtores Vale Audiovisual. Tem dois curtas que passaram em diversos festivais. "Gaiola", de 2018, estreou no Fest. Int. de Durban, África do Sul e "Onde Você Vai?", de 2011, que foi premiado no Fest. Int. de Curtas de São Paulo, Kinoforum. Roteirista premiado pela ABRA, pelo projeto "Guerras do Brasil.doc", de Luiz Bolognesi. 

    https://www.soylocoportijuquery.com/
    http://ficsu.com.br/
    https://www.trapezio.art.br/



    Mais do ACidade ON