Aguarde...
Curadoria Hilst
  • +

    Curadoriahilst

    Cultura da Criança e a Brincadeira na Educação

    Uma conversa solta e cultural com Lucilene Silva, da Casa das 5 Pedrinhas, sobre a Cultura da Criança e a Brincadeira

    | ACidade ON

     

    A Cultura da Criança passa pela brincadeira. A cultura do adulto, a Arte, também, mas daí já é assunto para outra entrevista. Segundo o Poeta e filósofo Friedrich Schiller, o "ser humano só é plenamente humano quando brinca". Então, chamamos para a conversa deste episódio do Educação em Liberdade a pesquisadora Lucilene Silva, representante da Casa das 5 Pedrinhas em São Paulo.

    Fundada por Lydia Hortélio em Salvador, A CASA DAS 5 PEDRINHAS é um lugar de BRINQUEDO de vivência, reflexão e irradiação de CULTURA DA CRIANÇA - aqui entendida como as experiências, as descobertas, o FAZER DAS CRIANÇAS entre elas mesmas, buscando a si e ao outro em interação com o Mundo, ou seja: toda a multiplicidade e riqueza dos BRINQUEDOS DE CRIANÇA.  

    Vamos falar também sobre o trabalho de salvaguarda das brincadeiras tradicionais como parte do Patrimônio Cultural brasileiro, e também de seu livro premiado sobre a música tradicional da infância da Aldeia de Carapicuíba, em São Paulo, "Eu vi As 3 Meninas". 


    Lucilene Silva é mestre e doutoranda em Música na UNICAMP, com parte da Pesquisa de Doutorado realizada no Departamento de Etnomusicologia da Universidade Nova de Lisboa. É membro do Conselho diretivo do Grupo de Estudos de Música e Dança da América Latina e Caribe. Desenvolve desde 1998 pesquisa e documentação de cultura infantil e música tradicional da infância no Brasil e outros países da América Latina. Coordena o Centro de Estudos e Irradiação da Cultura Infantil e o Centro de Formação de Educadores da Oca Escola Cultural; representa em São Paulo a Casa das 5 Pedrinhas fundada pela pesquisadora Lydia Hortélio; integra a equipe de educadores da Casa Redonda Centro de Estudos e do Instituto Brincante; entre outras publicações é autora do livro Eu vi as três meninas, música tradicional da infância na Aldeia de Carapicuíba, que em 2015 recebeu o prêmio IPHAN de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial.  

    Confira! 

    Veja aqui os demais programas do Educação em Liberdade no Curadoria Hilst   

    Descubra aqui como ouvir as músicas de "Eu vi As 3 Meninas"



    Mais do ACidade ON