+

Publicidade

Curadoria Hilst

A Leitura e as Relações Étnico-raciais na Educação

As oportunidades e os desafios de trazer a literatura de origens não-europeias - africanas, indígenas, asiáticas - para dentro dos currículos escolares

| ACidade ON -


O papo deste Educação em Liberdade é  a diversidade cultural na literatura estudada e utilizada na escola. Convidamos a escritora Neide Almeida para explorarmos o assunto e as oportunidades e desafios de trazer a literatura de origens não-europeias - africanas, indígenas, asiáticas - para dentro dos currículos e o impacto positivo que isso tem ou pode ter.  

Não perca hoje às 20h, aqui e no Curadoria Hilst no Youtube. Não se esqueça de se inscrever no canal!

Neide esteve na Flip 2018 - que homenageou Hilda Hilst - na Casa da Porta Amarela para debater "Histórias de livros, histórias de leitores". À época à frente do educativo do Museu Afro de São Paulo, no Ibirapuera, Neide falou sobre suas histórias na mediação de leitura para pais e professores. 

Afinal, como abordar a cultura afro sem focar na religião, na comida, na história das migrações forçadas? Como (e para quê) trazer literatura, música, etc. de uma forma pluralista para as disciplinas optativas, ou mesmo para dentro do currículo central?  

Além da questão de conteúdo, isso tem reflexos também no cotidiano escolar, no efeito das referências negras para educandos negros (e também para não-negros). Vamos conversar sobre tudo isso. Não perca! 

Neide Almeida é escritora, poeta, educadora, produtora e gestora cultural. Socióloga pela FESP- SP (1988), mestre em Linguística pela PUC-SP (1995), e especialista em Gestão Cultural Contemporânea pelo Itaú Cultural e Instituto Singularidades (2019). Atualmente, pela Fio.de.Contas Produções, é consultora na área de leitura, literatura, direitos humanos e relações étnico-raciais. Idealizou e realiza o Projeto "Literatura à Flor da Pele". Integra o Conselho Consultivo do Instituto Ruth Guimarães. Publicou a zine Zambuê (2017), pela MoriZines, e o livro Nós: 20 poemas e uma Oferenda (2018), pela Ciclo Contínuo Editorial.

Veja aqui os demais programas do Educação em Liberdade no Curadoria Hilst    

Inscreva-se no curso "Qual o lugar da LIteratura Negra em seu repertório de Leitura?", com Neide Almeida

Leia o poema "Kalunga, Auê" de Neide Almeida



Mais notícias


Publicidade