+

Publicidade

Curadoria Hilst

Arte Na Educação Infantil, com Cristiano Alcântara

Na Educação Infantil, falar sobre outras linguagens com grande ênfase na Arte é primordial. Qual o lugar da Arte entre os educadores?

| ACidade ON -

 

Neste episódio de Educação em Liberdade vamos conversar com Cristiano Alcântara, que há 20 anos atua e investiga como fazer educação pública de qualidade.  

Não perca, no Curadoria Hilst no Youtube. Não se esqueça de se inscrever no canal!

Falaremos da sua experiência na educação infantil, especialmente na rede pública, as inovações e os desafios de trabalhos inovadores em busca de se construir uma pedagogia cultural.  

E vamos mais fundo em nossa investigação particular, com esse experiente gestor público da educação. Qual o lugar da Arte na escola, literatura em especial e a arte em geral, inclusive como disciplina. Mas também sobre outras linguagens em que a Arte pode ser um instrumento tanto para aproximar educador e educando, mas também na própria formação de educadores.  A metáfora como ferramenta para explicitar melhor determinados conhecimentos e como a educação artística (ou estética) pode ajudar a desenvolver essas habilidades nos educadores.  

Cristiano Alcântara é Diretor da Divisão de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Possui graduação em Pedagogia em Gestão Escolar pelo Centro Universitário de Santo André (2004) e em Língua Portuguesa e suas Literaturas pela Universidade de Franca (2014). Mestre em Ciência da Informação pela ECA-USP e doutor em Língua Portuguesa pela PUC-SP. Pós-Doutorando na PUC-SP sob a supervisão da professora Vera Placco, professor da Faculdade do Educador desde 2018. Líder do GCOL - Grupo Colaborativo de Estudo e Pesquisa da Formação Continuada Docente. Seus estudos são centrados na formação continuada de professores por meio do uso dos diários de bordo e a reflexão do fazer para uma Pedagogia da Infância, pesquisa a mediação da leitura tanto para crianças como para os professores.

O papo promete. Participe, compartilhe! 

Veja o site do Grupo Colaborativo de Estudo e Pesquisa da Formação Continuada Docente - GCOL:

E no Facebook

Veja aqui os demais programas do Educação em Liberdade no Curadoria Hilst    



Mais notícias


Publicidade