Aguarde...
Curadoria Hilst
  • +

    Curadoriahilst

    As Tecnologias de Informação, Programa VAI e Lei Aldir Blanc

    Eduardo Sena vai nos ajudar a refletir sobre o impacto que as tecnologias de informação tem sobre as políticas públicas de cultura, do Programa VAI à lei Aldir Blanc

    | ACidade ON

     

     

    Eduardo Sena é pesquisador na área de políticas públicas de cultura e um experiente gestor na mesma área. Quer dizer, teoria e prática na mesma pessoa.  

    Como diretor do agora extinto (pela segunda vez) Departamento de Expansão Cultural - DEC, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Eduardo gerenciou os maiores e mais modernos programas de gestão direta de recursos públicos em parceria com os próprios realizadores. São programas como o VAI - Valorização de Iniciativas Culturais, o Fomento ao Teatro, Fomento a Dança, Fomento ao Cinema... Políticas que ganharam força ao superar barreiras ideológicas e políticas, mantendo-se como políticas em gestões de partidos diferentes. Como isso foi possível?  

    Na área da pesquisa, investigou justamente a relação entre as novas tecnologias de informação - descentralizadas, acessíveis, móveis - e esse tipo de programa que coloca o recurso diretamente na mão de quem faz, ao invés de sustentar uma centralização estatal inadministrável. E será que ficou mais fácil administrar? Quais os impactos dessa descentralização e diversificação dos recursos sobre a produção de cultura?

    Agora, com a Lei ALdir Blanc e programas como o estadual Juntos Pela Cultura, que também fazem parcerias e formam redes para produzir cultura com recursos públicos, o que podemos aprender com essa experiência?

    Aproveite! 

    Eduardo Sena graduou-se em Administração Pública pela Unesp/Araraquara, possui 15 anos de experiência em instituições do poder público e do terceiro setor. Gerente de Projetos no Instituto Pedra, exerceu funções de assessoria e coordenação na Fundação Bienal, na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e no Theatro Municipal de São Paulo. Doutorando e mestre em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, desenvolve suas pesquisas nas áreas da política cultural, gestão pública e teoria social da comunicação e da informação.

    Confira aqui a playlist completa do Tentáculos




    Mais do ACidade ON