Aguarde...
Curadoria Hilst
  • +

    Curadoriahilst

    Independente, Periférica e Global Poesia de Emerson Alcalde

    No Culturalista dessa semana receberemos o poeta, escritor e ativista Emerson Alcalde, para um bate-papo sobre a poesia falada e também no papel.

    | ACidade ON


    No Culturalista dessa semana receberemos o poeta, escritor e ativista Emerson Alcalde, para um bate-papo sobre a poesia falada e também no papel.

    Alcalde vai nos contar um pouco sobre a sua trajetória como poeta e escritor. Ele já rodou por diversos países da América Latina, participando de eventos, seminários e debates sobre literatura. E promove e divulga a literatura independente latinoamericana e de países africanos lusófonos por meio da participação de escritores de diferentes nacionalidades no Slam da Guilhermina, do qual é co-fundador.

    O Slam da Guilhermina, campeonato de poesias faladas que acontece a céu aberto na Vila Guilhermina, Zona Leste Paulistana, desde fevereiro de 2012 e costuma reunir mensalmente mais de trezentas pessoas, continua acontecendo de forma virtual e sendo transmitida pelo canal do youtube do Slam da Guilhermina.  

    Vamos conversar sobre seus mais de 10 anos de "slammer", seu vice-campeonato na copa do mundo de Slam de Paris e sobre seu novo livro "Gênesis", publicado recentemente.  

    O livro Gênesis é a versão da rua sobre o nascimento. Nascimento de uma cena que veio para abalar a hegemonia da literatura, destinada a poucos "escolhidos". Trata-se da história da inauguração de uma zona autônoma temporária, o slam no Brasil, até a sua fixação nas ruas e praças com o enfrentamento político através do terrorismo poético. O livro conta com 30 poemas-denúncia, antifascista, decolonial. Tem a apresentação de Nabil Bonduki, professor da USP e ex-secretário de cultura da cidade de SP. Alcalde narra, nesse que é o marco de dez anos enquanto slammer, do ponto de vista pessoal a sua passagem pela noite inaugural no Slam, versa sobre sua ancestralidade, sua comunidade, seu reconhecimento como latino-americano. Fala de seus amigos que morreram vítimas da violência urbana, seus amores, sua filha. Um livro para entender este momento histórico pela subjetividade dos sujeitos periféricos.

    Tudo isso e algo mais, no Culturalista!
    Todas às quintas-feiras, às 20h, no youtube.com/curadoriahilst

    Emerson Alcalde é poeta, escritor, ativista social e co-fundador do Slam da Guilhermina, o segundo slam do Brasil e o primeiro a ser feito na rua. Autor dos livros: (A) MASSA (2011), O Vendedor de Travesseiros (2015) e Diário Bolivariano (2019). Já se apresentou na Venezuela, Argentina, Trinidad e Tobago, Canadá, México e França. Vice-campeão da Copa do Mundo de Slam de Paris.

    Emerson Alcalde
    Blog
    http://emersonalcalde.blogspot.com/
    Livro
    https://autonomialiteraria.com.br/loja/literatura/diario-bolivariano/
    Facebook
    https://www.facebook.com/emersonalcaldepoesia
    Canal Youtube https://www.youtube.com/channel/UCtBt_Mk0o8l4FYu7fH33EZw/videos?view_as=subscriber
    Instagram
    @emersonalcalde
    https://www.instagram.com/emersonalcalde/?hl=pt-br

    Mais do ACidade ON