Aguarde...
Curadoria Hilst
  • +

    Curadoriahilst

    Representações de Pessoas Negras no Audiovisual

    O Culturalista desta semana recebe a pesquisadora Sheila Aragão Caetano para um bate papo sobre as representações de pessoas negras nas produções audiovisuais

    | ACidade ON

     

    O jornalista André Arruda recebe a pesquisadora Sheila Aragão Caetano para um bate papo sobre as representações de pessoas negras nas produções audiovisuais brasileiras e internacionais. Quais são as questões históricas, culturais e sociais e qual a importância dessa representação sobre a dinâmica social do Brasil dos anos 20 que estão começando? 

    Com foco na história da escravidão e formas de resistência ao racismo presente em nossa sociedade, Sheila mistura história e atualidades como ninguém. Um de seus trabalhos lembra que em 2019 o rapper Emicida lançou um videoclipe chamado Eminência parda, que mostra como pessoas brancas da sociedade brasileira enxergam os negros.

    Sua própria história ilustra essas dinâmicas como poucas. Seu pai começou a trabalhar para ajudar a família aos 13 anos como office boy em uma firma de advocacia. Com apoio, cursou direito na PUC na década de 60, sendo o primeiro graduado da família. Sua mãe, maranhense, cresceu em uma família com mais de 10 irmãos e veio à São Paulo aos 19 anos para ser doméstica, terminando seus estudos na cidade, fazendo faculdade e prestando concurso público. 


    Sheila, por ser exceção a regra e ter vários privilégios, se voltou a academia para tentar deixar a narrativa mais plural e inclusiva e ensinar, o que é uma de suas missões de vida.

    Sheila Aragão Caetano é mulher preta e acadêmica, professora universitária, palestrante e pesquisadora independente de gênero, diversidade e cultura. É formada em Design, especialista em Moda, mestre e doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura.  

    Não perca! Tudo isso neste Culturalista

    Veja aqui a playlist completa.