+

Publicidade

Curadoria Hilst

Poesia para Colorir.... o Seu Dia, em Montenegro, RS

Venha conhecer esse projeto num bate-papo delicioso com Daniela Heckler, que mediou o processo das próprias crianças, autoras de grande parte dos poemas

| ACidade ON -

 

Venha conhecer esse projeto num bate-papo delicioso com Daniela Heckler, que "apenas" mediou o processo que, segundo ela, é principalmente das próprias crianças, autoras não só de grande parte dos poemas, mas de muitas das ideias durante o processo. Além, é claro, de um grande aprendizado para a própria artista Daniela ....

Uma parceria em 2016 na cidade de Montenegro, no Rio Grande do Sul, envolvendo a Escola Municipal de Ensino Fundamental do bairro São Paulo, o poeta Carlos Fernando Leser, também montenegrino, e a professora e artista plástica Daniela Heckler gerou o Projeto "Poesia para Colorir...o seu dia", ganhador do XVIII Prêmio Arte na Escola Cidadã 2017, promovido pelo Instituto Arte na Escola desde 2000.

Desenvolvido em uma turma com artistas de 5 e 6 anos de idade, o projeto que partia da ideia de levar poesia para crianças dessas idades utilizando cores, produção de desenhos a partir da poesia "Parque de Diversões", de Carlos Fernando Leser, e também de produção de poesias autorais das crianças, transbordou os limites da escola e se derramou sobre a comunidade do bairro.

O legado de tudo isso, além do prêmio, do desenvolvimento humano daquelas crianças, e da incorporação de poesia e arte naquela comunidade, incluiu ainda a apropriação pela comunidade local de uma praça envolvida no projeto. Hoje conhecida como Praça das Poesias - e o nome acabou incorporado pela prefeitura oficialmente - o local é um exemplo de integração comunitária e apropriação do território urbano pelos cidadãos.

O impacto de arte, poesia e cor na vida social de uma comunidade a partir de ações dentro da escola. Saiba mais sobre o projeto neste minidoc do Instituto Arte na Escola.

Confira.

Acompanhe a Playlist do Educação em Liberdade

Veja aqui a playlist completa. 

Mais notícias


Publicidade