ACidadeON

Economia

Greve de caminhoneiros fez investimento despencar 11,3% em maio, diz Ipea

caminhoneiros Greve investimento maio ipea

| Estadao Conteudo

A greve de caminhoneiros derrubou os investimentos no País em maio, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF, medida dos investimentos no PIB) teve retração de 11,3% em relação a abril.

Na comparação com maio de 2017, os investimentos encolheram 4,5% em maio deste ano. No trimestre encerrado em maio, a queda foi de 1,2% ante o trimestre anterior. No acumulado em 12 meses, entretanto, o indicador de investimentos cresceu 1,3%.

Na passagem de abril para maio, o consumo aparente de máquinas e equipamentos (Came) - soma da produção interna de bens de capital e das importações, excluídas as exportações - recuou 14,6%. A produção interna de bens de capital já excluídas as exportações caiu 12,8%, enquanto a importação de bens de capital encolheu 9,8%.

Segundo o Ipea, o bloqueio das estradas em todo o País, que se prolongou por 11 dias do mês, afetou inclusive o componente de construção civil, que teve redução de 11,5% em relação a abril. Já o componente denominado "outros ativos fixos" registrou uma queda de 4,7% em maio.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Cadastrados

Nome (obrigatório)
Email (obrigatório)
Comentário (obrigatório)
0 comentários