Aguarde...

ACidadeON

Economia

China decide elevar tarifas antidumping sobre produto de fibra ótica dos EUA

China EUA fibra ótica

| Estadao Conteudo

A China anunciou hoje que vai elevar tarifas antidumping sobre um tipo específico de produto de fibra ótica importado dos EUA, alegando concluir que medidas em vigor são insuficientes após receber queixas de empresas domésticas e em meio à escalada de tensões comerciais entre Pequim e Washington.

Em comunicado, o Ministério de Comércio chinês afirmou que as tarifas sobre o produto americano, que é amplamente usado na indústria de telecomunicações, passarão a variar de 33,3% a 78,2%. Anteriormente, as tarifas iam de 4,7% a 18,6%.

As novas tarifas entram em vigor nesta quarta-feira (11).

Segundo o ministério, sete fabricantes chineses do produto apresentaram queixas sobre supostas práticas de dumping por empresas americanas em maio de 2017. Em agosto do ano passado, o ministério abriu uma investigação sobre o caso.

A China começou a impor tarifas antidumping sobre importações do produto americano em 2011.

Entre companhias sujeitas à nova tarifação estão a Corning, a OFS Fitel e a Draka Communications Americas, informa o comunicado.

Na última sexta-feira (06), os EUA adotaram tarifas de 25% sobre US$ 34 bilhões em produtos chineses, levando Pequim a retaliar na mesma proporção. Fonte: Dow Jones Newswires.

Veja também