Publicidade

economia

Clarida: Fed pode discutir na próxima reunião a velocidade do 'tapering'

Clarida: Fed pode discutir na próxima reunião a velocidade do 'tapering'

| Estadao Conteudo -

O vice-presidente do Federal Reserve (Fed), Richard Clarida, afirmou nesta sexta-feira, 19, que o comitê da autoridade monetária poderá discutir um aumento na velocidade na redução de estímulos à economia, processo conhecido como "tapering" em sua próxima reunião, marcada para dezembro, algo que vê como "apropriado".

Em evento organizado pelo Fed de São Francisco, o dirigente foi questionado sobre a expressão utilizada na última decisão de política monetária, que diz que o comitê estará atento aos desdobramentos econômicos para ajustar sua política, algo que respondeu ser "levado muito a sério" pelos integrantes.

Segundo Clarida, depois de uma queda no terceiro trimestre, a economia dos Estados Unidos está em posição "muito forte", e é o que é esperado no último trimestre do ano. Sem grandes detalhes, o dirigente avaliou que há um risco de alta para a inflação.

Em pergunta sobre o papel do dólar, especialmente na última crise, Clarida respondeu que "há responsabilidade como moeda de reserva global de providenciar liquidez" ao mundo. Por sua vez, indicou que uma série de swaps que o Fed realizou durante a pandemia serão temporários e devido à crise.

Mais notícias


Publicidade