Aguarde...

ACidadeON

Economia

Eunício ameaça devolver MP que barra refinanciamento de dívidas rurais

Refis rural MP Eunicio Oliveira

| Estadao Conteudo

O presidente do Congresso, senador Eunício Oliveira (MDB-CE), afirmou que analisa a possibilidade de devolver ao governo a Medida Provisória (MP) que restringiu o alcance do programa de refinanciamento de dívidas de produtores rurais.

A MP foi publicada na última segunda-feira, 25, para evitar um impacto fiscal de R$ 15,5 bilhões em benefícios que haviam sido aprovados pelos parlamentares ao setor agrícola.

A equipe econômica diz que falta dinheiro para bancar o programa, que previa a renegociação de dívidas de pequenos produtores rurais com descontos de até 95% no saldo devedor, diferença que seria bancada pelo Tesouro Nacional.

Eunício, no entanto, afirmou que o governo deveria respeitar a decisão do Congresso, que derrubou um veto do presidente Michel Temer em relação a dispositivos do programa de renegociação de dívidas.

"Eu posso devolver a MP. O que eles não podem é, derrubado um veto, mandar a MP invertendo (o que foi decidido pelo Congresso). Mas eu vou analisar com calma, nada açodado", declarou na terça-feira Eunício.

A devolução de uma MP é prerrogativa do presidente do Congresso, caso avalie que a proposta é inconstitucional, mas não é algo comum de acontecer. Se a medida não for aprovada pelo Congresso, ela perde validade após um prazo de quatro meses.

QUER CONTINUAR LENDO ESTE CONTEÚDO E MUITOS OUTROS? FAÇA SEU LOGIN OU CADASTRE-SE

Informe seu e-mail e senha cadastrados para ter acesso a todo conteúdo do site:

ainda não tem cadastro?
QUER LER ESSE CONTEÚDO? CADASTRE-SE

Informe seu Nome, E-mail e senha para se cadastrar no Acidade ON

Quero ser informado sobre promoções e ofertas do Acidade ON e seus parceiros
Aceito os Termos de Uso do Acidade ON

Veja também