- Publicidade -
EconomiaCopom acompanha riscos de desaceleração global com inflação pressionada, diz ata

Copom acompanha riscos de desaceleração global com inflação pressionada, diz ata

Copom acompanha riscos de desaceleração global com inflação pressionada, diz ata

- Publicidade -

O Comitê de Política Econômica (Copom) do Banco Central deu mais detalhes sobre a avaliação negativa sobre o cenário externo na ata de seu último encontro divulgada nesta terça-feira. Segundo o BC, o ambiente externo mantém-se ‘adverso e volátil’ devido a revisões para baixo no crescimento econômico em grandes economias em 2022 e 2023, além de um cenário de inflação desafiador, embora com sinais de acomodação em alguns preços. O Copom ainda destacou que segue acompanhando os riscos ‘de uma desaceleração global em ambiente de inflação significativamente pressionada’.

O Copom detalhou que a revisão negativa sobre o crescimento econômico em grandes economias reflete a reversão dos estímulos praticados na pandemia de covid-19, especialmente os relacionados à política monetária. Além disso, afirma que a guerra na Ucrânia gera impactos sobre o fornecimento de gás natural, com adição de incerteza sobre o cenário econômico europeu. Já a deterioração do setor imobiliário, aliada à política de combate à covid-19, impactam negativamente as perspectivas de crescimento chinesas, conforme o colegiado.

- Publicidade -

No âmbito da inflação, o BC reconhece que o cenário global segue desafiador. Segundo o Copom, os dados divulgados recentemente de algumas economias avançadas sugerem pressões ainda fortes. O colegiado ainda cita que as pressões de demanda por bens ‘persistentemente alta’ e os choques ligados à guerra, à política de covid zero na China e à restrição de comércio de produtos agrícolas em países produtores ‘podem ter consequências de longo prazo e se traduzir em pressões inflacionárias mais prolongadas’.

Mas o Copom pondera que ‘já se observa uma normalização incipiente nas cadeias de suprimento e uma acomodação nos preços das principais commodities no período recente’. Além disso, avalia que, com a recomposição nos estoques de produtos industrializados, esses desenvolvimentos podem implicar moderação nas pressões inflacionárias ligadas a bens. ‘O Comitê nota que, ainda assim, permanecem pontos de atenção referentes a questões geopolíticas e particulares em tais mercados.’

O BC observa também que o grau de ociosidade do mercado de trabalho em economias avançadas sugere que pressões inflacionárias no setor de serviços podem demorar a se dissipar.

O comitê ainda debateu os impactos da sincronia global no processo de retirada de estímulos. Segundo o Copom, há um ritmo mais acelerado no processo de ajuste da política monetária nas economias avançadas, assim como a determinação presente na comunicação de importantes bancos centrais em reduzir as pressões inflacionárias. ‘Notou-se que tal movimento eleva a volatilidade dos mercados, impactando de forma heterogênea os diferentes ativos e suscitando um aumento na aversão a risco.’

Além disso, o BC afirmou que, dada a persistência do processo inflacionário nas economias avançadas e as consequentes reações de vários bancos centrais, ‘houve um aumento da probabilidade de cenários alternativos que incorporam uma desaceleração da atividade global mais pronunciada’. O BC acrescenta que contribuem para essa avaliação a incerteza sobre o cenário de energia na Europa, a dinâmica de setores mais sensíveis a juros nos Estados Unidos e as perspectivas de crescimento mais gradual na China.

‘Bancos centrais de países desenvolvidos e emergentes têm adotado uma postura mais contracionista em reação ao avanço da inflação’, destacou. ‘A aceleração do processo de normalização da política monetária nos países avançados, o aumento da aversão a risco e a mudança da perspectiva de crescimento econômico têm impactado as condições financeiras tanto de países avançados quanto de emergentes, com efeito sobre a volatilidade dos ativos e as expectativas de crescimento econômico’, completou, na ata.

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -
plugins premium WordPress