Publicidade

Educa mais cast

EducaMaisCast joga luz sobre diversas perspectivas da Educação

Ao longo de nove meses, nove abordagens serão exploradas pelo projeto da Secretaria de Educação de São Carlos, começando pelo Programa de Recomposição da Aprendizagem

| ACidade ON -

Seja do ponto de vista da aprendizagem do estudante ou quando posta como política pública, a Educação é um tema amplo, que precisa ser discutido sob diferentes perspectivas. É a partir desse entendimento que o EducaMaisCast, projeto multimídia idealizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Carlos, mostrará para a comunidade múltiplos olhares sobre o assunto durante os próximos nove meses. 

Ações buscam reintegrar crianças ao ambiente escolar
 

Dessa forma, o projeto conta com um cronograma de conteúdo que busca oferecer o máximo de informação e conhecimento, e permitam maior engajamento comunitário. Até dezembro, será apresentado: 

- Recomposição da Aprendizagem 
- Educação especial e inclusiva 
- Capacitação de professores 
- Educação, tecnologia e inovação 
- Educação e carreiras 
- Educação e civilidade 
- Educação e cultura
- Educação ambiental 
- Educação e esporte 

De acordo com a diretora pedagógica Alessandra Marques da Cunha Lopes, debater educação com a população garante melhor aproveitamento das demais iniciativas desenvolvidas na rede municipal. "Apresentar o trabalho que estamos desenvolvendo na SME é possibilitar a compreensão de algumas das muitas ações que ocorrem nas escolas, já que a comunidade é fundamental na vida escolar de cada criança", destaca Alessandra. 

Ela avalia que sem o olhar de colaboração das famílias e uma atuação conjunta ao corpo escolar, o processo educativo fica mais difícil: "É muito importante para as crianças perceberem seus familiares como parceiros da escola e não como meros espectadores".

Para começar 

Com conteúdo informativo já sendo liberado nas diferentes plataformas, o Programa de Recomposição da Aprendizagem é o tema de abertura do EducaMaisCast. Ele é voltado para estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental I da rede municipal, com o objetivo de suprir lacunas de aprendizagem deixadas pelo ensino não-presencial durante a pandemia de Covid-19.

Entre as atividades desenvolvidas pelos professores, estão projetos dinâmicos de leitura

A partir de um plano de atividades extras aplicadas no contraturno escolar, o programa pretende auxiliar os alunos a recuperarem conteúdos que não foram bem assimilados no ensino à distância. Três pilares centrais serão trabalhados dentro dele, de acordo com a idade e as necessidades do estudante: desenvolvimento da alfabetização, produção textual e raciocínio lógico-matemático. 

Assim como esse, todos os demais temas do EducaMaisCast terão conteúdos em texto, podcast e videocast, que poderão ser acessados pela plataforma exclusiva: www.acidadeon.com/educa-mais-cast/.

Publicidade