Publicidade

Educa mais cast

Videocasts sobre Educação buscam envolver população no debate

Todos os meses, até dezembro, o projeto EducaMaisCast convida profissionais e especialistas para conversar sobre o tema, esclarecendo dúvidas da população

| ACidade ON -

Desde que as aulas presenciais foram retomadas no ensino municipal de São Carlos (SP), várias iniciativas vêm sendo colocadas em prática a fim de reestabelecer o ritmo da educação na cidade. Essas ações partem de diferentes perspectivas sobre o tema, como da Recomposição de Aprendizagem, do Ensino especial e inclusivo, e da Capacitação dos professores. Mas como cada um desses assuntos realmente chegam até a comunidade e à sala de aula? 

Para responder a essas e outras dúvidas, será lançada, essa semana, uma série de videocasts, na qual profissionais e especialistas esclarecerão, de maneira objetiva e sem formalidades, os principais aspectos de cada um dos assuntos que fazem parte do projeto EducaMaisCast.  

Serão nove episódios, divulgados mensalmente até o fim do ano, na plataforma exclusiva www.acidadeon.com/educa-mais-cast/ 

Crédito: Divulgação
Novo formato 

Sendo ainda descoberto pelos vários canais de comunicação, o videocast é um formato audiovisual em expansão, que busca levar informação tanto por meio do vídeo quanto do áudio. Assim, normalmente o mesmo conteúdo é difundido das duas formas, cabendo ao expectador escolher aquela que mais lhe agrada. 

Para o EducaMaisCast, os videocasts são gravados em cenário claro e minimalista, que dá destaque aos os convidados que serão recebidos para entrevistas.  

"Com esse projeto, vamos descobrir todas as possibilidades que o videcast permite. Mas, a princípio, já conseguimos perceber que a conversa flui melhor, visto que os convidados não se sentem limitados por uma situação. Ao mesmo tempo, queremos conteúdos que passem a mensagem necessária, sem enrolação", explica a jornalista Amanda Pioli, que conduzirá as conversas. Cada episódio terá cerca de 15 minutos de duração. 

Videocast de estreia 

No primeiro videocast, que vai ao ar na plataforma a partir de 29 de abril, as convidadas foram a diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Alessandra Marques da Cunha Lopes, e a coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Antônio Stella Moruzzi, Juliana Mendes de Oliveira. 

Durante a entrevista, elas abordaram questões centrais da Recomposição de Aprendizagem, que foi a temática escolhida para abrir o projeto do EducaMaisCast. 

"A recomposição trabalha habilidades e competências que foram prejudicadas pela pandemia e que são essenciais para continuidade dos estudos. Olhando para esse conteúdo, tentamos qualificar o que é fundamental para o aluno dar sequência aos anos posteriores. Dentro desse contexto, por meio da avaliação diagnóstica, o professor terá que verificar o que a criança não apreendeu e fazer uma flexibilidade curricular", explicou Alessandra. 


 

Publicidade