Publicidade

Educa mais cast

Projeto multimídia incentiva debates sobre Educação em São Carlos

Até dezembro, a iniciativa municipal EducaMaisCast compartilhará com a comunidade conteúdos com diferentes perspectivas, através de uma plataforma exclusiva

| ACidade ON -

Clique e confira como foi a ação no programa Mais Caminhos da EPTV!  

Seja pelo olhar do estudante ou quando discutida como política pública, a Educação é um tema complexo, que precisa ser entendida a partir das diferentes perspectivas que compõem. Visando possibilitar essa compreensão, a Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), lança o projeto EducaMaisCast, uma iniciativa multiplataforma que levará para a comunidade diversos olhares sobre o assunto. 

Atividades recreativas e de acolhimento na EMEB Moruzzi. Crédito: Divulgação.
O objetivo principal do projeto é compartilhar informações que incentivem a participação dos cidadãos são-carlenses, a fim de que, juntos com os entes municipais, encontrem soluções para os desafios da educação e participem da tomada de decisões.  

"É um projeto que valoriza a formação do aluno e a participação familiar em sintonia com os educadores da rede municipal de ensino. Com ele, esperamos contribuir ainda mais com a qualidade da educação dos estudantes de São Carlos", destaca a secretária municipal de Educação, Wanda Hoffman. 

Até dezembro, serão abordados diversos aspectos da Educação, já definidos em um cronograma que visa fazer com que conteúdo compartilhado seja entendido de forma clara e de fácil assimilação. São eles:  

- Recomposição da Aprendizagem (abril);
- Educação especial e inclusiva (maio);
- Capacitação de professores (junho);
- Educação, tecnologia e inovação (julho);
- Educação e carreiras (agosto);
- Educação e civilidade (setembro);
- Educação e cultura (outubro);
- Educação ambiental (novembro);
- Educação e esporte (dezembro). 

De acordo com a diretora pedagógica Alessandra Marques da Cunha Lopes, conversar com a população sobre tantos assuntos garantirá um melhor aproveitamento das iniciativas desenvolvidas na rede municipal.  

"Apresentar o trabalho que estamos desenvolvendo na SME é possibilitar a compreensão de algumas das muitas ações que ocorrem nas escolas, já que a comunidade é fundamental na vida escolar de cada criança", destaca. 

Crianças estão passando por processo de recomposição da aprendizagem pós-pandemia. Crédito: Divulgação.

Ela avalia que sem o olhar de colaboração das famílias e uma atuação conjunta ao corpo escolar, o processo educativo fica mais difícil: "É muito importante para as crianças perceberem seus familiares como parceiros da escola e não como meros espectadores". 

Com os primeiros conteúdos sobre composição de aprendizagem já disponíveis, cada perspectiva será explorada através de diferentes formatos comunicacionais texto, podcasts e videocasts (entrevistas, ao mesmo tempo, para vídeo e rádio) , que serão publicados na plataforma exclusiva: www.acidadeon.com/educa-mais-cast/ 

EducaMais vai mais além  

O EducaMaisCast integra o programa municipal EducaMais São Carlos, que, de forma mais ampla, prevê ações para o desenvolvimento da educação na cidade, que, agora, passam também a ser compartilhadas pelos meios de comunicação.  

"O EducaMais São Carlos engloba todas as ações da Secretaria Municipal de Educação, como construção de novas escolas, certificação e qualificação de professores. Nesse sentido, a importância do EducaMaisCast é engajar os cidadãos nessa temática, conscientizando que a Educação tem um espaço importante dentro de uma comunidade que deseja evoluir", ressalta Mateus de Aquino, secretário municipal de Comunicação. 

EMEB Moruzzi é uma das escolas envolvidas no EducaMais São Carlos. Crédito: Divulgação.
 Clique e confira como foi a ação no programa Mais Caminhos da EPTV! 

Publicidade