Publicidade

Educa mais cast

Diferentes tipos de formação continuada garantem aprimoramento de educadores

Em São Carlos (SP), Centro de Formação dos Profissionais da Educação (CeFPE) oferece cursos gratuitos para professores e educadores da rede pública e privada

| ACidade ON -

A necessidade de constante aperfeiçoamento e atualização é inerente a quase todas as profissões. Mas, quando falamos da Educação, a formação continuada é essencial. Como responsável pela mediação entre o conhecimento e os estudantes, o professor também precisa exercer a aprendizagem a fim de obter uma visão sistêmica do ensino, que considere todas as suas etapas e desafios. 

A partir de um termo abrangente que abarca diferentes formas de aprendizagem após a educação prevista em lei, a formação continuada pode ser praticada em diferentes formatos. Os mais comuns são: 

- Curso de Extensão: costumam abordar assuntos que ficaram de fora da graduação ou que foram estudados de forma superficial. Por isso, podem ser considerados um complemento na formação. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a carga horária pode ir de 30 a 120 horas. 

- Curso de Aperfeiçoamento: são voltados a profissionais que desejam aprofundar conhecimentos dentro do seu espectro de atuação. São cursos mais curtos que as especializações, com carga horária de 180 horas. 

- Pós-graduação Lato Sensu: voltadas à especialização do profissional. Nessa categoria estão, por exemplo, os MBAs (Master in Business Administration). Geralmente, são escolhidos por quem já está no mercado, seja para aperfeiçoar práticas ou para buscar um reposicionamento. São abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação. De acordo com o MEC, os cursos da modalidade Lato Sensu devem ter, no mínimo, 360 horas de duração. Ao final, o estudante obtém um certificado de conclusão.
 

Crédito: Divulgação.

 

- Pós-graduação Stricto Sensu: compreende os programas de mestrado e doutorado. São abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação que atendam os pré-requisitos da universidade que os oferece. Geralmente, são procurados por pessoas que desejam seguir uma trajetória acadêmica. Ao final do curso, cuja duração média é de 2 anos para o mestrado e 4 anos para o doutorado, o estudante obtém um diploma. 

- Webinário ou webinar: é um seminário sobre um assunto específico em vídeo, transmitido online em plataformas como o YouTube. Geralmente, é aberto para interações da audiência via chat, que pode enviar perguntas e comentários sobre o conteúdo. 

- Seminário e Simpósio: evento em que um palestrante apresenta suas ideias sobre determinado tema e depois elas são debatidas com o auditório. 

- Congresso: evento que reúne especialistas de determinada área de estudos, em que eles expõem os resultados de suas pesquisas. Além da explanação dos palestrantes, há uma apresentação oral ou em pôsteres de resumos desses estudos científicos.

Aperfeiçoamento para educadores em São Carlos 

Em São Carlos, o Centro de Formação dos Profissionais da Educação (CeFPE) oferece opções gratuitas de formação continuada para professores e educadores das redes pública e privada, que vão de cursos presenciais a webinários. De acordo com a pedagoga Gabriela Maria Fornaciari, supervisora do CeFPE, os modelos online ganharam bastante adesão durante a pandemia. 

"Entramos em um momento novo em 2022. As atividades, que já foram totalmente presenciais e durante a pandemia se tornaram online, agora serão oferecidas nos três formatos: online, híbrido e presencial. No híbrido, os encontros teóricos serão online e a parte prática presencial", destaca.

Crédito: Divulgação.
 

A pedagoga explica que existem formações que podem ser feitas de acordo com o interesse individual do educador e outras que são desenvolvidas em horário de trabalho do profissional. Os cursos e atividades disponíveis podem ser acompanhadas pelas redes sociais do CeFPE.

Publicidade