Publicidade

Educa mais cast

Capacitações gratuitas são oferecidas a educadores da rede municipal

Centro de Formação dos Profissionais da Educação (CeFPE) tem diversas opções de formação continuada, nos formatos presencial, online e híbrido

| ACidade ON -

Criado em novembro de 2017 pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Carlos, o Centro de Formação dos Profissionais da Educação (CeFPE), garante a possibilidade de formação continuada a professores e profissionais da rede de educação pública e privada da cidade, por meio de diversas atividades gratuitas, como palestras, seminários, cursos de extensão e de aperfeiçoamento. 

Crédito: Divulgação
 

As formações acontecem a partir de parcerias com instituições de ensino superior de São Carlos e da região, como universidades públicas e particulares, institutos federais e a própria Diretoria de Ensino do estado de São Paulo.  

A programação é oferecida em três formatos: presencial, online e híbrida. Na internet, a maioria dos eventos ocorre em forma de webinários (seminários em formato de vídeo) em um canal próprio no YouTube, com educadores e especialistas convidados. " 

As atividades possuem uma certificação e agregam uma pontuação que auxilia na atribuição de aulas dos professores participantes. Também há formações que ocorrem dentro do horário de trabalho. Nesse caso, o CeFPE atua como um parceiro da gestão e da coordenação da escola", explica a pedagoga Gabriela Maria Fornaciari, supervisora do Centro. 

Além das ações formativas, a instituição acaba de inaugurar o Coral da Educação, um grupo de canto orientado e conduzido por educadores musicais licenciados. O projeto, voltado ao bem-estar social dos servidores da rede, é gratuito e tem sua proposta focada na vivência musical através de atividades práticas de canto, criação, arranjos e apreciação de obras. O Coral teve início no dia 10 de maio e continuará até dezembro, com encontros semanais.

Publicidade