Publicidade

esportes

Clubes de futebol poderão voltar aos treinos em julho

Estado finalizou protocolo para treinamentos dos clubes paulistas; volta de campeonatos será avaliada em outro momento

| ACidade ON -

Treino da Ponte Preta, em Campinas (Foto: Denny Cesare/Código19)

Os clubes paulistas de futebol da primeira divisão estão liberados para retornar aos treinamentos a partir do dia 1º de julho.

A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (17) pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Ele esteve reunido, pela manhã, com o presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos.

"O governo do Estado determinou e finalizou todos os protocolos para as equipes de futebol profissional, da chamada série A1, para voltar a treinar a partir de 1º de julho", disse Doria.

A decisão desagrada a clubes e Federação. Eles pretendiam iniciar imediatamente a testagem de elenco e funcionários para covid-19 e então retomar os treinos. O presidente da Federação não participou da coletiva em que Doria anunciou a liberação dos treinos.

Nas últimas semanas, representantes dos 16 clubes que disputam a Série A1 do Campeonato Paulista tiveram diversas reuniões com autoridades da prefeitura e do governo estadual para alinhar a melhor forma de fazer o retorno gradativo aos treinamentos.

O retorno às atividades terá um esquema especial, com jogadores trabalhando individualmente, em campos e horários alternados, além do cumprimento dos outros protocolos de prevenção.

Além disso, clubes sediados em cidades que por ventura estiverem na fase 1 do Plano São Paulo (que regulamenta a flexibilização de atividades) no dia 1º de julho, não poderão retomar os treinos.

O Campeonato Paulista foi paralisado por conta da pandemia do novo coronavírus na décima rodada, em março, mas ainda não há previsão para a retomada dos jogos.

Mais notícias


Publicidade