SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A seleção feminina de basquete dos Estados Unidos estreou com vitória nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. As norte-americanas venceram a Nigéria por 81 a 72 e alcançaram a incrível marca de 50 jogos de invencibilidade em Olimpíadas.
A última derrota dos EUA no torneio aconteceu em Barcelona-1992, quando as norte-americanas caíram para a Equipe Unificada (time formado por jogadoras de estados independentes). Depois da queda na semifinal, os EUA venceram Cuba na disputa do terceiro lugar e emendou outras 49 vitórias seguidas, ou seja, venceu todas as outras partidas até hoje, conquistando os ouros desde Atlanta-1996 até a Rio-2016.
A’ja Wilson (19 pontos) e Brittney Griner (13) foram as principais pontuadoras dos Estados Unidos. A equipe ainda conta com Sue Bird, de 40 anos, e Diana Taurasi, de 39. Se o time for campeão em Tóquio, a dupla chegará à quinta medalha de ouro seguida (estão presentes nas Olimpíadas desde Pequim-2004), feito inédito para atletas de provas coletivas.
Com a primeira rodada concluída, os EUA dividem a liderança do grupo B ao lado do Japão, que bateu a França por 74 a 70. Na próxima sexta-feira (30), americanas e asiáticas se enfrentam dentro de quadra às 1h40.