Aguarde...

ACidadeON

esportes

Atual campeã, Alemanha perde e tem queda inédita na Copa

Seleção alemã não conseguiu fazer um gol na Coreia do Sul, perde, por 2 a 0, e pela primeira vez na história cai na fase de grupos

| Folha Press

Jogadores da Alemanha lamentam derrota para a Coreia do Sul e eliminação na Copa (Foto: Frank Augstein / Associated Press / Estadão Conteúdo)
 

Com a derrota por 2 a 0 para a Coreia do Sul nesta quarta-feira (27), a Alemanha está eliminada da Copa do Mundo da Rússia. Suécia e México, que se enfrentaram no mesmo dia, com vitória por 3 a 0 dos suecos, ficaram com as vagas do Grupo F.  

Se a seleção brasileira, que enfrenta a Sérvia, se classificar em primeiro no Grupo E, enfrenta o México. Caso o Brasil passe em segundo, encara os suecos.  

A eliminação alemã na fase de grupos é acontecimento inédito na história do país.  

A única vez que a equipe caiu na primeira fase de uma Copa do Mundo foi em 1938, quando o modelo do torneio era diferente e já começava com jogos eliminatórios.  

Na época, a equipe empatou na estreia contra a Suíça e um jogo de desempate foi marcado. Na segunda partida, os suíços venceram por 4 a 2 e tiraram a Alemanha do Mundial.  


A eliminação da Alemanha na fase de grupos nesta quarta-feira (27) foi o 17° caso de queda de um campeão na primeira fase da Copa do Mundo na história. Para os alemães, um acontecimento inédito.  

A única vez que a equipe caiu na primeira fase de uma Copa do Mundo foi em 1938, quando o modelo do torneio era diferente e já começava com jogos eliminatórios e a Alemanha ainda não havia sido campeã mundial -o primeiro título foi em 1954. Na época, a equipe caiu diante da Suíça.  

Todas as oito seleções que já foram campeãs mundiais foram eliminadas pelo menos uma vez na história na primeira fase de uma Copa. A Alemanha era a única que não havia passado por essa situação após conquistar seu primeiro título.  

A Itália é a equipe que mais caiu em primeiras fases do Mundial após ter sido campeã pela primeira vez. Isso aconteceu sete vezes, mais recentemente em 2014 e 2010.  

Após seu primeiro título mundial (em 1958), o Brasil caiu na primeira fase apenas em 1966. 

Jogadores da Alemanha lamentam derrota para a Arte: Gaspar Martins / A Cidade

Veja também