SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Flamengo fez sua parte e confirmou a classificação à semifinal da Copa Libertadores. Nesta quarta-feira (18), com a goleada por 5 a 1 sobre o Olimpia (PAR), no Mané Garrincha, a equipe rubro-negra garantiu um lugar entre os quatro melhores da América.
Gabigol duas vezes, Bruno Henrique, Willian Arão e Salcedo (contra) marcaram os gols flamenguistas, e Recalde descontou para os paraguaios. No jogo de ida, em Assunção, os cariocas também venceram por um placar elástico, 4 a 1.
Em Brasília, pouco mais de 11.200 pagantes assistiram à goleada do Flamengo. Entre eles o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, que compartilhou camarote com o mandatário rubro-negro, Rodolfo Landim.
Agora, os comandados de Renato Gaúcho aguardam o adversário da próxima fase, que sairá do confronto entre Barcelona (EQU) e Fluminense. Os dois se enfrentam nesta quinta (19), às 21h30, em Guayaquil -na ida, no Rio, empataram em 2 a 2.
A classificação sobre o Olimpia marca o retorno do Flamengo à semifinal da Libertadores após dois anos. Em 2019, na última oportunidade em que esteve neste estágio do torneio, foi à final em Lima e, sob o comando de Jorge Jesus, ficou com o título continental, o segundo da história do clube.
Na temporada passada, com Rogério Ceni no cargo, o time foi eliminado nas oitavas de final, pelo Racing (ARG), nos pênaltis.
Quem também retorna à semifinal da competição é Renato Gaúcho, campeão da América como técnico do Grêmio em 2017.
Na campanha do título flamenguista de 2019, Renato era o comandante da equipe gaúcha que, após empate com os rubro-negros por 1 a 1, em Porto Alegre, foi goleada no duelo de volta da semi, no Maracanã, por 5 a 0.
“Se bobear, até uma mulher grávida faria gol no Grêmio”, disse o treinador na ocasião.
FLAMENGO
Diego Alves; Rodinei (Matheuzinho), Léo Pereira, Bruno Viana e Filipe Luís (Ramon); Willian Arão, Diego, Everton Ribeiro (Pedro) e Arrascaeta (Michael); Bruno Henrique (Vitinho) e Gabigol. T.: Renato Gaúcho
OLIMPIA
Aguilar; Otálvaro, Salcedo, Gamarra e Torres; Ortiz, ,Ojeda, Derliz Gonzales e Sosa (Quintana); Roque Santa Cruz (González) e Recalde (Camacho). T.: Enrique Landaida
Estádio: Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Juiz: Jesús Valenzuela (VEN)
Cartões amarelos: Sosa, Ojeda, Otálvaro, Gamarra (Olimpia); Vitinho (Flamengo)
Gols: Gabigol, aos 29 minutos do primeiro tempo; Bruno Henrique, aos 36 minutos do primeiro tempo; Willian Arão, aos 3 minutos do segundo tempo; Salcedo (contra), aos 10 minutos no segundo tempo. Gabigol, aos 31 minutos do segundo tempo (Flamengo); Recalde, aos 44 minutos do primeiro tempo (Olimpia)