BELO HORIZONTE, MG (UOL/FOLHAPRESS) – A vitória do Atlético-MG sobre o xará goianiense, no domingo passado (17), somada ao tropeço empate do São Paulo com o Athletico-PR, aumentou a esperança dos atleticanos na busca pelo tão sonhado título do Campeonato Brasileiro. E com isso, o jogo contra o Grêmio, nesta quarta-feira (20), às 19h15, em Porto Alegre, virou uma decisão para o Galo.
Segundo o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Atlético-MG soma agora 21% de chance de levantar o caneco, que há quase 50 anos não entra na sala de troféus do clube. A equipe alvinegra soma 53 pontos contra 57 do São Paulo, mas tem uma partida a menos.
Se vencer o Grêmio, pela 31ª rodada, além de não deixar os adversários diretos se distanciarem, o Atlético-MG registrará sua segunda melhor sequência invicta na atual edição do Brasileiro. Serão três vitórias e um empate, uma vez que já bateu Coritiba e Atlético-GO e empatou com o Red Bull Bragantino.
Apresentando uma irregularidade que incomoda o torcedor e também a comissão técnica, o Galo há muito tempo não emplaca uma boa sequência de resultados. Sua melhor série de vitórias até agora aconteceu entre a 10ª e a 13ª rodada, quando somou triunfos consecutivos em cima do Bragantino, Atlético-GO, Grêmio e Vasco. A mesma sequência de agora, que, naquela época, levou o time à liderança do Brasileiro.
Após vencer o xará goiano, o equatoriano Alan Franco ressaltou o quanto o duelo com o Tricolor Gaúcho será importante para os anseios atleticanos na sequência do Brasileirão.
“Foi uma vitória muito importante para nos manter na luta pelo título. Agora, contra o Grêmio, vai ser uma final entre todas que teremos pela frente. Esperamos estar à altura desse compromisso. Ganhar é muito importante para seguir na luta pelo título. Temos que ser inteligentes, pois os três pontos são muito importantes para nós. Temos de fazer nosso jogo e o nosso trabalho para conseguir os três pontos”, declarou o meio-campista.
Vice-campeão do Brasileiro com o Santos no ano passado, o técnico argentino Jorge Sampaoli renova suas esperanças quanto ao desempenho de sua atual equipe na reta final da competição.
“Um jogo importante, que nos dá a possibilidade de acreditar nesta reta final, sabendo que, de agora pra frente, temos jogos muito seguidos, com rivais diretos. Vai ser complicado, tão difícil quanto motivador. Temos que potencializar o que o time fez [no último domingo] e pensar que cada jogo será uma final”, disse o argentino.
Para essa partida, o Atlético-MG não contará com o volante Jair, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Com isso, o meio-campo deve ter Allan e Alan Franco entre os titulares.
Do outro lado, o Grêmio também vive a expectativa de brigar pelo título. O time gaúcho tem sete pontos de desvantagem para o líder São Paulo, mas uma partida a menos. Outro ponto favorável ao Tricolor gaúcho é o fato de ainda contar com um confronto direto em seu estádio.
Sem problemas médicos, o Grêmio pode ter o retorno de Geromel para formar dupla com Kannemann. Outra novidade pode ser a presença de Maicon como titular desde o começo. Nesse caso, Darlan sairia da equipe.
GRÊMIO
Vanderlei; Victor Ferraz, Rodrigues (Geromel), Kannemann, Diogo Barbosa; Lucas Silva, Darlan (Maicon), Alisson, Jean Pyerre, Pepê; Diego Souza. T.: Renato Gaúcho
ATLÉTICO-MG
Everson; Guga, Réver, Junior Alonso, Guilherme Arana; Allan, Alan Franco, Hyoran; Savarino, Eduardo Vargas, Keno. T.: Jorge Sampaoli
Estádio: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Horário: 19h15 desta quarta-feira
Juiz: Raphael Claus (SP)