- Publicidade -
EsportesOs mais rápidos do mundo voam nas Olimpíadas de Tóquio

Os mais rápidos do mundo voam nas Olimpíadas de Tóquio

O ONRUN te explica como é a formação técnica de um velocista de elite nas provas de velocidade do atletismo nas Olimpíadas

- Publicidade -

Os mais rápidos do mundo voam nas Olimpíadas Foto: Divulgação

Quando se precisa buscar o significado do conceito de velocidade, a resposta pode ser encontrada na física.

- Publicidade -

De forma bem simples, velocidade é a taxa de variação da posição de um objeto ou corpo em relação a um referencial ou a um ponto de partida em função do tempo. Velocidade também pode ser definida como rapidez, direção e sentido.

No esporte, a relação está na velocidade percorrida do ponto A ao ponto B – e isso vale para TODAS as provas de corrida. Sejam elas de velocidade como os 100 metros rasos ou a corrida de fundo como a maratona (42.195 metros), não importa! Ainda se trata da velocidade do deslocamento do ponto A ao ponto B.

No atletismo, as provas de velocidade são disputadas nas distâncias de 100, 200 e 400 metros rasos, nas provas sobre barreiras e também nos revezamentos. 

O início nas provas de velocidade. Foto: Tião Moreira

O início nas provas de velocidade

Assim como acontece nas demais provas do atletismo, o início aqui também deve ser de forma lúdica com atividades que envolvam as principais brincadeiras do dia a dia de uma criança. Desde que, claro, conte com a velocidade.
Sim, acredite você ou não… todo velocista começa no pique-pega. Conhece?

Pensando em proteger as crianças e adolescentes, existem orientações sobre as distâncias ideais a serem percorridas, assim como as sessões de treinos a serem realizadas.

Vale destacar que o mais importante e determinante para a formação do futuro velocista é o treinamento, também conhecido como métodos e meios.

Alguns autores e treinadores costumam dizer que uma criança já nasce velocista. Contudo, por mais que ela trabalhe para desenvolver as capacidades físicas, dificilmente, essa criança terá êxito se não contar com o componente genético, um recrutamento de unidades motoras favorável e uma adaptação neural que possibilite uma resposta rápida e eficiente aos movimentos.

Idades e distâncias das provas

Antes dos 10 anos, o ideal é o mini atletismo, depois vem o sub 13 anos (60m e 150m), em seguida, o sub15 anos (75m e 250m), o sub 18 (100m e 400m) seguindo até a fase adulta.

Como acontece a prova?

A largada acontece em um bloco de partida com os avisos de “aos seus lugares”, “prontos” e o tiro ou sinal sonoro. Em cada bloco de partida tem um sensor que monitora o atleta que queimou a largada ou saiu antes do tiro de partida.

O atleta NÃO PODE: sair da sua raia, pisar na linha e atrapalhar os demais atletas das outras raias. Se queimar estará fora da prova. É desclassificado!

Classificação das provas de velocidade
Velocidade de curta duração Corrida até 100 metros
Velocidade de média duração Corridas de 200 metros
Velocidade de Longa duração Corridas de 400 metros 

Robson Caetano recordista brasieliro Foto: rede social instagram

Principais velocistas brasileiros

Nas provas de velocidade, os melhores resultados brasileiros foram com os atletas Robson Caetano (medalhista olímpico em Seul 1988), Claudinei Quirino, Sanderlei Parrela, Rosangela Santos, Lucimar Moura, Taissa Presti e Rosemar Coelho e a nova geração do atletismo brasileiro que está hoje nas Olimpíadas de Tóquio.

Os recordistas nos 100 metros
Os recordes mundial e olímpico dos 100 metros rasos para homens pertencem a ninguém mais ninguém menos que a lenda jamaicana, Usain Bolt. Em ambos os recordes, o jamaicano fez menos de 10 segundos. O recorde mundial é de (09.58) e o olímpico (09.63).

O recorde de mulher mais rápida do mundo ainda é da americana Florence Griffith-Joyner. O recorde mundial é de (10.49). Já o recorde olímpico foi quebrado nas Olimpíadas de Tóquio pela jamaicana Elaine Thompson (10.61).

Os brasileiros mais rápidos são Robson Caetano da Silva com o tempo de (10.00) e Rosangela Cristina Oliveira Santos com (10.91).

Os recordistas dos 200 metros
Assim como nos 100, nos 200 metros Usain Bolt detém os recordes mundial (19.19) e olímpico (19.30) da modalidade. A americana Florence Griffith-Joyner ainda é a detentora dos recordes mundial e olímpico com o mesmo tempo (21.34).
Os brasileiros mais rápidos nos 200 metros são os atletas Claudinei Quirino da Silva (19.89) e Ana Claudia Lemos Silva (22.48).

Os recordistas dos 400 metros
Nos 400 metros para homens, a hegemonia dos recordes é sul-africana. É do atleta Wayde Van Niekerk o recorde mundial e olímpico com o mesmo tempo (43.03).

Já o recorde de mulher mais rápida do mundo foi conquistado na década de 1980 pela atleta Marita Koch da então Alemanha Oriental com o tempo de (43.03). O recorde olímpico pertence a francesa Marie-José Pérec (48.25).

Já o melhor tempo brasileiro é de Sanderlei Claro Parrela (44.29). Maria Magnólia Souza Figueiredo tem o melhor tempo entre as mulheres brasileiras (50.62). 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -
plugins premium WordPress