GOIÂNIA, GO (UOL/FOLHAPRESS) – Em jogo emocionante, o Peru venceu o Paraguai nos pênaltis na noite desta sexta-feira (2) após empate por 3 a 3 no tempo normal, no estádio Olímpico, em Goiânia, e está classificado para a semifinal da Copa América 2021. O adversário será o vencedor entre Brasil e Chile.
O Paraguai saiu na frente com Gustavo Gómez, mas o Peru virou com dois gols de Lapadula. Ainda no primeiro tempo, Gustavo Gómez foi expulso em lance discutível e que resultou na revolta do zagueiro do Palmeiras.
No segundo tempo, Júnior Alonso, do Atlético-MG, empatou, mas Yotún chutou de fora da área e contou desvio para colocar o Peru na frente novamente. Só que aos 44 minutos, Ávalos aproveitou chutão pra frente e confusão na área para empatar de novo.
A semifinal está marcada para a próxima segunda-feira (5), às 20h, no estádio Engenhão, no Rio de Janeiro.
O duelo começou com muitas faltas e pouco futebol, mas acabaria sendo um grande jogo. Quando ninguém ainda tinha conseguido criar boas chances, o Paraguai saiu na frente em bola parada. Sánchez cobrou, Martínez desviou na pequena área para boa defesa de Gallese, mas Gustavo Gómez acompanhava a jogada e empurrou para as redes para abrir o placar aos dez minutos.
O Paraguai tinha mais controle do jogo, mas bastaram duas escapadas do Peru para o empate aparecer no placar. Na jogada seguinte ao belo chute de Peña defendido por Antony Silva, Carrillo deixou o marcador falando sozinho na direita e cruzou rasteiro para Lapadula, com presença de área, escorar para o gol aos 20 minutos da primeira etapa: 1 a 1.
Ainda no primeiro tempo, o Peru virou o jogo. Aos 40 minutos, Carrillo trocou de lado e apareceu pela esquerda para tabelar e deixar de letra para Tapia. O meia viu a movimentação de Lapadula e deixou o centroavante sozinho para chutar na saída de Antony Silva e colocar o Peru na frente.
Enquanto o VAR checava o lance, o capitão Gustavo Gómez recebeu amarelo por reclamação. Cinco minutos depois, em lance em que se enroscou com Lapadula, ele recebeu o segundo amarelo e acabou expulso.
Com um a menos, o Paraguai tirou um dos meias para recompor sua zaga. Aos oito minutos do segundo tempo chegou ao empate. Novo escanteio cobrado na área, bola desviada que sobrou no segundo pau para Junior Alonso marcar.
Aos 35 minutos, Carrillo deu para Yotún, que rondou a área e arriscou de fora. A bola desviou no zagueiro Rojas e matou o goleiro Antony Silva: 3 a 2 para o Peru. Pouco depois, Carrillo entrou forte em divida com Piris da Motta, recebeu o segundo amarelo e foi expulso de campo.
Atrás no placar, o Paraguai foi para o tudo ou nada. Antony Silva deu chutão para frente e, após confusão na área, Samudio rolou para Ávalos empatar de novo aos 44 minutos da etapa final: 3 a 3.
Na disputa por pênaltis, Martínez e Samúdio perderam as cobranças pelo Paraguai, enquanto Ormeno e Cueva erraram pelos peruanos. No último chute de cada, Espínola falhou, e Trauco marcou para definir a classificação do Peru com um triunfo por 3 a 2.
PERU
Gallese; Corzo (Lora), Santamaría, Christian Ramos e Trauco; Renato Tapia, Yotún, Sergio Peña (Ormeño), Cueva e Carrillo; Lapadula. T.: Ricardo Gareca.
PARAGUAI
Antony Silva; Espínola, Gustavo Gómez, Júnior Alonso e Hector Martínez; Villasanti (Piris da Motta), Lucena (Rojas) e Richard Sánchez (Ávalos); Arzamendia (Enciso), Ángel Romero e Carlos González (Samudio). T.: Eduardo Berizzo
Estádio: Olímpico, em Goiânia
Juiz: Esteban Ostojich (URU)
Gols: Gustavo Gómez, aos 10’/1ºT, e Júnior Alonso, aos 8’/2ºT, e Ávalos, aos 44’/2ºT, para o Paraguai; Lapadula, aos 20’/1ºT e aos 40’/1ºT, e Yotún, aos 35’/2ºT, para o Peru
Cartões amarelos: Santamaría, Carrillo (2) e Cueva; Gustavo Gómez (2), Espínola e Villasanti
Vermelho: Gustavo Gómez; Carrillo