SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Em um 1º de junho como este sábado, mas de 1967, a cidade de Liverpool parou. O motivo, porém, não era o clube de futebol, finalista da atual edição da Champions League, mas sim o lançamento oficial de Sgt. Pepper’s Lonely Heart Club Band, o oitavo disco de estúdio dos Beatles.
Em uma das mais famosas capas da história da música, há figuras bastante conhecidas, como Albert Einstein ou Marilyn Monroe. Entre essas personalidades, está um jogador de futebol. O único.
Atrás de George Harrison e da atriz Marlene Dietrich, logo abaixo de Karl Marx, aparece o sorridente Albert Stubbins.
Nascido em 1920 na cidade de Wallsend, nordeste da Inglaterra, Stubbins começou a jogar como amador no Sunderland. Mas foi no principal rival do clube, o Newcastle, que tornou-se profissional. Isso foi em abril de 1937.
Quando estourou a Segunda Guerra Mundial, a federação inglesa suspendeu a liga. Os clubes, para não ficarem parados, disputavam torneios regionais. Sem a concorrência dos principais times do país, Stubbins brilhou nos campos.
Em 218 partidas pelo Newcastle, marcou 237 gols, 37 deles na temporada 1945/1946, a última antes da reintegração do Campeonato Inglês.
O desempenho chamou a atenção do Liverpool, que o contratou por 13 mil libras, quantia alta para a época.
Na nova casa, formou dupla letal com Jack Balmer. Ambos terminaram como artilheiros do time, com 24 gols cada um, e ajudaram o Liverpool a conquistar o título de 1946/1947.
Na temporada seguinte, o centroavante de 1,80 m e 80 kg manteve o bom desempenho. Fez 24 gols em 36 jogos. A partir daí, já perto da casa dos 30 anos, entrou em declínio.
Após a aposentadoria, se tornou um popular jornalista esportivo na Inglaterra.
Os Beatles nunca se notabilizaram pelo envolvimento com futebol. Paul McCartney, por exemplo, já disse que torcia tanto para o Everton quanto para o Liverpool, e isso não se faz. Os dois clubes protagonizam uma das maiores rivalidades do futebol inglês.
A teoria mais plausível para a escolha de Stubbins foi a de que a capa, repleta de personalidades, precisava de alguma figura querida em Liverpool. Que fosse, então, o artilheiro do clube mais vitorioso da cidade no primeiro título pós-guerra na Inglaterra.
Albert Stubbins morreu em 28 de dezembro de 2002, aos 82 anos. Com seus gols, entrou para a história do futebol. E da música.
PERFIL – Albert Stubbins (1919-2002)
Ex-jogador de Newcastle e Liverpool, é o único esportista entre as 58 personali-dades que compõem a capa de Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Hand. Entre elas estão Bob Dylan, Marilyn Monroe, Karl Marx e Albert Einstein. O trabalho de design custou à banda 3 mil libras à época, valor superior a 50 mil libras nos dias de hoje