Publicidade

Game ON

Pong, primeiro grande sucesso dos games, comemora 49 anos

Lançado em 1972, foi um dos grandes marcos da indústria dos jogos, mostrando que o setor tinha grande potencial; Pong também marcou a consagração da Atari

| Game ON TV -

 

Pong comemora 49 anos

Era 1972 e a indústria dos videogames ainda estava engatinhando. Allan Alcorn era um desenvolvedor de jogos ainda no início da carreira, tentando uma vaga na Atari, empresa que tinha sido fundada no mesmo ano e tinha como objetivo trabalhar no desenvolvimento de games, que eram licenciados para outras marcas.

A tarefa para a contratação passada por Nolan Bashell e Ted Dabney, fundadores da empresa, para Alcorn era "simples": ele precisava criar um jogo para demonstrar suas habilidades. Assim, em 29 de novembro de 1972, há 49 anos, nascia Pong, um jogo de plataforma 2D, onde cada jogar controla uma "raquete", podendo ser jogado por até duas pessoas ou contra a IA. 

Nolan e Ted gostaram tanto do conceito do jogo que decidiram que ele não seria licenciado para outras empresas, mas que seria um título próprio da Atari. O jogo foi grande sucesso, marcando, também, a ascensão da Atari, que se tornaria referência no setor e a grande responsável pela popularização dos games. 

Máquina de fliperama com Pong

A primeira versão foi lançada como Arcade. Para se ter uma ideia, cerca de 150 mil  máquinas de fliperama foram vendidas até o final do ano. Em 1974, o arcade foi lançado no Japão, se espalhando para outros países do mundo logo em seguida.  

Em 1975, o jogo ganhou uma versão doméstica, batizada de Home Pong, que vendeu  milhares de cópias. Tudo isso mostrou que a indústria dos games tinha um potencial enorme e abriu caminho para toda uma nova geração de consoles e games.   

Até hoje, o jogo reúne fãs e adeptos, passando por modificações e melhorias. Quem quiser matar a saudades (ou conhecer) esse clássico, pode acessar a página criada especialmente para ele, clicando aqui.

Mais notícias


Publicidade